Olímpia/SP, 17 de junho de 2019

11/01/2018
Saúde orienta população sobre atualização da caderneta vacinal

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, orienta aos moradores que procurem as Unidades Básicas de Saúde para realizar a atualização da caderneta de vacinação.

A orientação da Saúde visa conscientizar a população a tomar medidas preventivas para evitar doenças imunopreviníveis. Além disso, é neste período que muitas famílias viajam, devido às férias escolares, o que também exige ainda mais atenção em relação à prevenção.

De acordo com a divisão de Vigilância Epidemiológica, para os moradores receberem as doses em atraso é preciso comparecer à UBS com a caderneta de vacinação. Além disso, salienta que cada vacina tem estabelecido o número de doses, a idade mínima e máxima para receber cada uma e os intervalos ideais entre as doses. Se as doses são administradas em intervalos inoportunos ou com número de doses insuficientes podem prejudicar o objetivo do programa de vacinação nacional.

Dentre as vacinas do calendário vacinal, as mais procuradas nas UBS são: Duplo Adulto, Febre Amarela, Hepatite B e Tríplice Viral para adultos; HPV, Hepatite B, Meningocócica C, Febre Amarela, Dupla Adulta; e BCG, Hepatite B, Poliomielite Inativada, Pentavalente, Rotavirus, Pneumo10, Meningocócica C, Poliomielite Oral, Febre Amarela, Tríplice Viral, Varicela, Tríplice Bacteriana em crianças.

Segundo a secretária de Saúde, Sandra Lima, a conscientização dos moradores com vacina em atraso é a forma mais eficaz de reduzir o número de doenças.

“Quando o munícipe procura a UBS ele tem sua caderneta conferida e as vacinas que estão em atraso são aplicadas. Em relação à febre amarela, que é uma das mais procuradas nesta época, o município aplicou 6.376 doses em 2017 e tem, atualmente, um estoque de 1.500 doses distribuídas nas UBS”, explica a secretaria.