A campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) segue em Olímpia para jovens de 15 a 19 anos, mas o prazo para que esse público receba o imunizante vai até 31 de dezembro. A ampliação para essa faixa etária integra uma ação nacional do Ministério da Saúde, que busca resgatar adolescentes não vacinados e ampliar a cobertura vacinal.
Na Estância Turística de Olímpia, a campanha começou em novembro. A vacinação é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e dos distritos, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e a carteira de vacinação. A ampliação contempla meninos e meninas de 15 a 19 anos e reforça a importância da imunização antes do início da vida sexual.
O HPV é um vírus que afeta a pele e as membranas mucosas, sendo responsável por infecções que podem causar diversos tipos de câncer, incluindo o de colo do útero — um dos mais frequentes entre mulheres —, além de outros cânceres e verrugas genitais.
De acordo com estudos divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 2023, a vacina contra o HPV oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) reduz em 58% os casos de câncer do colo do útero e em 67% as lesões pré-cancerosas graves causadas pelo vírus no Brasil. O imunizante protege contra quatro tipos do papilomavírus humano, responsáveis pela maior parte das infecções.
Para facilitar o acesso, algumas unidades funcionam com horário estendido até as 20h, como a UBS Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Rua Theodomiro Joaquim Bitencourt, 445 – Jardim Paulista), que atende todos os dias; a UBS Dr. Waldomiro Paiva Luz (Praça Mário Andreazza, s/nº – Cohab I e II), que funciona de segunda a quinta-feira; a ESF Dr. Francisco Figueiredo Filho (Avenida José Rodrigues da Silva, 371 – Jardim São José), aberta às segundas, quartas e sextas-feiras.
A Secretaria de Saúde de Olímpia reforça que a vacina é segura, gratuita e essencial para a proteção dos jovens. A imunização também segue disponível para a faixa etária originalmente indicada, de 9 a 14 anos, que agora recebe a dose única do imunizante.









