A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adotou a estratégia de imunização definida pelo Governo do Estado de São Paulo para a prevenção da bronquiolite em bebês prematuros e crianças menores de 24 meses com comorbidades. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (9) e estabelece que a indicação e a solicitação do imunizante sejam realizadas pelo médico responsável, conforme critérios do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A ação é direcionada a bebês prematuros com idade gestacional inferior a 36 semanas e a crianças de até 1 ano, 11 meses e 29 dias que apresentem condições clínicas específicas, como cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica, doença pulmonar crônica da prematuridade, imunocomprometimento grave, síndrome de Down, fibrose cística, doenças neuromusculares graves e anomalias congênitas das vias aéreas.
Em Olímpia, o atendimento segue o fluxo definido pela estratégia estadual. Após avaliação médica, a unidade de saúde encaminha a solicitação à Vigilância Epidemiológica do município, responsável por formalizar o pedido junto ao polo regional de Barretos. Após análise técnica, o imunobiológico é encaminhado ao município para aplicação nas unidades habilitadas. O procedimento substitui o modelo anterior, em que a solicitação era realizada pela Farmácia Municipal.
A iniciativa integra a Rede de Imunobiológicos para Pessoas com Condições Especiais (RIE) e acompanha a incorporação, pelo Ministério da Saúde, de tecnologias voltadas à prevenção da bronquiolite, como o nirsevimabe. Os insumos são adquiridos e distribuídos pelo governo federal, com apoio do Estado na logística, orientação técnica e monitoramento da aplicação.
Com a adoção da medida, a Prefeitura de Olímpia reforça o cuidado com a saúde infantil e orienta pais e responsáveis a procurarem a unidade de saúde para avaliação médica nos casos previstos nos critérios estabelecidos.
Vacina contra bronquiolite para gestantes
Vale ressaltar que a vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR) segue disponível nas unidades de saúde da Estância Turística de Olímpia. O imunizante protege os recém-nascidos contra infecções respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia, doenças frequentes nos primeiros meses de vida e que estão entre as principais causas de atendimentos de urgência e internações de bebês. Até o momento, mais de 120 gestantes já procuraram as UBSs para receber a dose no município.
A imunização é indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, sem limite de idade. Para a aplicação, é necessário apresentar o cartão de pré-natal, a carteira de vacinação e um documento com foto. A vacina é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e dos distritos, além do Ambulatório de Referência e Especialidades (ARE/Postão), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h.
Algumas unidades contam com horário estendido até as 20h. É o caso da UBS Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso, no Jardim Paulista, que funciona todos os dias; da UBS Dr. Waldomiro Paiva Luz, na Cohab I e II, com atendimento de segunda a quinta-feira; e da ESF Dr. Francisco Figueiredo Filho, no Jardim São José, aberta às segundas, quartas e sextas-feiras.
O vírus sincicial respiratório é um dos principais causadores de infecções respiratórias em bebês, sendo responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite viral aguda e 40% das pneumonias nos períodos de maior circulação, o que gera impacto significativo na rede de saúde.
A ampliação da cobertura vacinal é uma medida essencial para reduzir complicações, evitar internações e proteger os bebês no início da vida, quando o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento.









