Com o objetivo de fortalecer a segurança e o cuidado com os alunos das modalidades esportivas oferecidas pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Olímpia, os professores responsáveis participaram, na última sexta (30), de um treinamento de primeiros socorros, realizado em parceria com o programa “SESI Esporte” no Complexo Esportivo e Lazer.
A capacitação teve como foco preparar os profissionais para agir de forma rápida, segura e eficiente em situações de emergência, como engasgos, quedas, desmaios e outros incidentes que podem ocorrer durante as aulas. Estes acidentes domésticos são uma das principais causas de óbito entre menores e, apenas em 2024, o país registrou 456 mortes de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos por estas causas, segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
Estes episódios podem ser evitados com socorro imediato realizado pela equipe. Com intuito de ensinar sobre comportamentos preventivos, os participantes receberam orientações teóricas e práticas, com simulações que contribuíram para o aprendizado e o aprimoramento das habilidades.
Foram ensinadas técnicas como a Manobra de RCP para ressuscitação cardiopulmonar, a Manobra de Heimlich para desengasgo, bem como aprendizados sobre como identificar fraturas, lesões ou contusões e sobre como reagir rapidamente diante de crises alérgicas, quedas, desmaios ou hemorragias entre os alunos.
O treinamento foi ministrado pelos instrutores Vinicius Lopes, coordenador do Centro de Atividades do SESI Barretos, e pela guarda-vidas da unidade Carolina Rosa.
A medida auxilia na formação continuada dos professores, garantindo um ambiente mais seguros e preparados para proteger a integridade de alunos e demais profissionais.
Além de atender às diretrizes de prevenção e cuidado, o treinamento também fortalece a cultura de responsabilidade e acolhimento, valorizando o papel dos servidores como agentes fundamentais na promoção da saúde e do bem-estar da comunidade.
A Prefeitura de Olímpia mantém parceria com o programa SESI Esporte, com fomento ao ensino das modalidades de Judô, Basquete, Natação, Futsal, Tênis de Mesa e Vôlei, ampliando o acesso de crianças e jovens à prática esportiva e ao aprendizado integral.









