A Estância Turística de Olímpia realiza, durante todo este mês, as campanhas “Janeiro Roxo” e “Janeiro Branco” para conscientizar a população sobre o combate e a prevenção à hanseníase e os cuidados da saúde mental e emocional. As ações no município são organizadas pela secretaria da Saúde, com as equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que percorrem diversos pontos da cidade e organizam atividades levando orientações aos moradores.
De acordo com a Saúde, a hanseníase, trabalhada na campanha do “Janeiro Roxo”, é uma doença infecciosa que acomete pele e nervos, sendo sua forma de contágio por vias respiratórias e convívio prolongado. Como sintomas, apresenta manchas avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, com perda de sensibilidade ou dormência e queda de pelo.
Segundo o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, o Janeiro Roxo visa reforçar a importância do cuidado, diagnóstico e tratamento da Hanseníase, uma doença infecciosa que acomete pele e nervos, sendo que a forma de contágio se dá pelas vias respiratórias e convívio prolongado.
Assim, para ampliar o conhecimento sobre a doença, o CTA está promovendo orientações em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde para informar os pacientes que utilizam os serviços da rede pública.
Além disso, duas mobilizações serão realizadas para orientar a população em relação à prevenção e combate à Hanseníase e oferecer testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. No sábado, dia 24, a equipe do CTA estará, das 8h às 12h, na Praça da Matriz e, no dia 31 de janeiro, no Supermercado Max Atacadista.
Vale lembrar que o município oferece também orientações em todas as Unidades Básicas de Saúde e atendimento e medicamentos fornecidos pelo SUS para o tratamento da doença. Em caso de suspeita, surgimento de manchas e dormência, a orientação é procurar o atendimento médico da unidade mais próxima para avaliação e encaminhamento. A hanseníase tem cura e, por isso, deve ser diagnosticada e tratada precocemente.
JANEIRO BRANCO
Já o “Janeiro Branco”, mês de conscientização da saúde mental e emocional, visa alertar para os cuidados a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico.
Como parte das ações do Janeiro Branco, o Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) realizará, entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026, uma programação voltada aos pacientes atendidos pela unidade. Durante a semana, será oferecido um café da manhã aos participantes, além da entrega de lembrancinhas com frases reflexivas.
A iniciativa integra a campanha Janeiro Branco, que tem como foco a promoção da saúde mental e utiliza o simbolismo do início do ano como um convite à reflexão, ao autocuidado e ao recomeço.
A realização de ações alusivas ao Janeiro Branco e ao Janeiro Roxo reforça o compromisso da Prefeitura com a promoção da saúde integral da população. As campanhas chamam a atenção para temas fundamentais, como a saúde mental e o enfrentamento da hanseníase, ampliando o acesso à informação, incentivando a prevenção, o diagnóstico precoce e o cuidado contínuo, além de contribuir para a redução do preconceito e da desinformação. Por meio dessas iniciativas, o município fortalece políticas públicas de saúde e amplia a conscientização da comunidade ao longo do ano.









