A Estância Turística de Olímpia passou a integrar oficialmente o Programa Turismo 60+ SP como uma das cidades anfitriãs da iniciativa estadual voltada à promoção do turismo, da inclusão social e da qualidade de vida da população com mais de 60 anos. Além de receber visitantes de outros municípios, a cidade também teve grupo aprovado para envio, ampliando sua atuação dentro do programa.
Coordenado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), o Turismo 60+ SP foi lançado em dezembro de 2025, durante evento realizado em Águas de Lindóia. O programa oferece viagens gratuitas de até quatro dias, realizadas em grupo, com estrutura completa que inclui hospedagem, alimentação, passeios turísticos, acompanhamento de guia de turismo credenciado, seguro-viagem e kit viagem.
A iniciativa reconhece o crescimento do viajante 60+ no cenário turístico, um público com maior disponibilidade de tempo, autonomia e interesse por novas experiências. Ao valorizar conforto, acessibilidade, cultura e natureza, o programa fortalece o turismo paulista, impulsiona a economia local e contribui para um modelo mais inclusivo e sustentável.
Como cidade anfitriã, Olímpia se destaca pela infraestrutura turística consolidada e pela presença de meios de hospedagem e atrativos certificados com o Selo Amigo da Terceira Idade, que assegura adequação, acessibilidade, segurança e qualidade no atendimento ao público sênior. Esses diferenciais garantem condições apropriadas para receber os grupos com conforto, organização e hospitalidade.
“A aprovação de Olímpia como cidade anfitriã do Programa Turismo 60+ SP reconhece a estrutura turística do município e reforça nosso compromisso com um turismo mais inclusivo. Estamos preparados para receber o público sênior com conforto, segurança e qualidade, além de garantir que nossos munícipes também tenham acesso a essa política pública estadual”, destaca Beto Puttini, secretário de Turismo de Olímpia.
A Secretaria Municipal de Turismo é responsável pela organização e acompanhamento das viagens, tanto no envio quanto na recepção dos grupos, atuando de forma integrada com o trade turístico local. Após a adesão, o município passa a cadastrar propostas de viagens na plataforma estadual, que são analisadas pela Setur-SP. Somente após a aprovação é feita a divulgação das regras e orientações para participação dos interessados.
Os grupos participantes devem ser compostos por 25 a 45 pessoas, com acompanhamento obrigatório de responsável durante toda a viagem, sendo permitido que até 20% do grupo seja formado por acompanhantes. Cabe ao município o envio da lista de passageiros e das informações exigidas pelo programa, conforme as normas estabelecidas.
Com a adesão ao Turismo 60+ SP, Olímpia reforça seu compromisso com a valorização da população idosa e consolida o turismo como instrumento de desenvolvimento social e econômico, posicionando-se como um destino preparado para receber visitantes de todas as idades.









