A Secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia reforça que a vacinação contra a dengue segue disponível nas Unidades de Saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. No município, 3.416 pessoas nessa faixa etária estão aptas a receber o imunizante, porém apenas 13,41% completaram o esquema vacinal, composto por duas doses..
Até o momento, 962 pessoas receberam a primeira dose, o que representa 28,16% de cobertura. Já 458 concluíram o ciclo com as duas aplicações.
A vacina é uma das principais ferramentas para reduzir casos graves, internações e mortes provocadas pela dengue. Além de proteger individualmente cada criança e adolescente, a ampliação da cobertura vacinal contribui para diminuir a circulação do vírus no município, reduzindo o impacto da doença sobre o sistema de saúde.
O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A proteção mais eficaz é alcançada apenas com o ciclo completo, o que torna essencial o retorno para a segunda aplicação dentro do prazo recomendado.
Para a imunização, pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação da criança ou adolescente e documento oficial com foto (RG ou CPF).
O secretário municipal de Saúde, Márcio Iquegami, reforçou que a vacinação é uma medida estratégica no enfrentamento à dengue. “A vacina é uma proteção concreta contra as formas mais graves da doença. Quanto maior a cobertura vacinal, menor a chance de termos aumento de casos, internações e óbitos. Precisamos do compromisso das famílias para garantir que nossos jovens estejam protegidos com as duas doses”, destacou.
As doses são gratuitas e estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e dos distritos, além do Ambulatório de Referência e Especialidades (ARE/Postão), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h.
Vale ressaltar que algumas unidades oferecem atendimento em horário estendido até as 20h: UBS Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Jardim Paulista), com funcionamento diário; UBS Dr. Waldomiro Paiva Luz (Cohab I e II), de segunda a quinta-feira; ESF Dr. Francisco Figueiredo Filho (Jardim São José), às segundas, quartas e sextas-feiras.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacina é segura e essencial para reduzir os impactos da dengue no município. Ampliar a cobertura vacinal é uma medida preventiva que protege vidas e fortalece a saúde pública local.









