Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

Saúde inicia campanha contra Hanseníase com orientações e palestras

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, realizará, de 15 a 31 de outubro, a Campanha Estadual de Combate a Hanseníase. A ação tem o intuito de conscientizar e orientar os moradores sobre os riscos da doença e a forma de tratamento.

Durante os dias da Campanha, será promovida uma divulgação dos serviços oferecidos pela secretaria e os mecanismos utilizados para identificar a doença. Além disso, serão desenvolvidas palestras nas Escolas Municipais de Ensino Básico; divulgação de conteúdo nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde; e uma busca ativa de pacientes sintomáticos.

O tratamento para a Hanseníase é totalmente gratuito e oferecido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). De acordo com a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Bressane, no local, os pacientes identificados com a doença recebem acompanhamento durante todo o tratamento, que é realizado durante seis meses e tem garantia de cura.

“O paciente diagnosticado com a doença inicia o tratamento e é supervisionado para que seja eficaz. Os profissionais além de cuidar do paciente, também orientam os familiares sobre os riscos da interrupção do tratamento, já que a doença deixa de ser transmitida quando o paciente inicia o tratamento, e como a doença pode afetar os nervos caso não seja adequadamente tratada”, explica Juliana.

De acordo com dados da secretaria de Saúde, o município possui nove pacientes em tratamento contra a hanseníase, sendo que apenas quatro foram diagnosticados em 2017.

Segundo o Ministério da Saúde, a hanseníase é uma doença crônica provocada pelo agente etiológico Mycobacterium leprae (M. Leprae). O bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, porém poucos adoecem. A doença atinge principalmente pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.

A secretaria orienta que o morador que sentir dormência ou formigamento nas mãos, braços, pés e pernas, ou não sentir efeitos ao se queimar ou se cortar deve procurar a UBS mais próxima ou o CTA para efetuar avaliação médica.