Olímpia/SP, 17 de julho de 2019

18/09/2017
Ouvidoria da Saúde resolve 70% dos casos registrados pela população

A secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia reativou no mês de janeiro o serviço de Ouvidoria para melhor atender os usuários da rede pública de saúde. Segundo dados divulgados pela secretaria, do período de 1º de janeiro a 31 de agosto, o sistema Ouvidor SUS registrou 209 atendimentos.

Os dados apontam que 157 foram reclamações/sugestões, 43 solicitações diversas, quatro elogios e cinco denúncias. Desse total registrado, 149 demandas foram resolvidas pelo serviço, o que representa mais de 70% de solução para a população. As demais continuam em acompanhamento.

Ainda de acordo com o levantamento, 109 atendimentos foram realizados pessoalmente, 97 por telefone e três via e-mail, o que representa uma média de 26 demandas por mês. Todas as demandas são encaminhadas ao setor competente para posterior resposta ao cidadão.

Segundo a secretária de Saúde, Sandra Lima, a ouvidoria é um serviço de comunicação direta entre a secretaria e os moradores.

“O morador tem este canal para externar a opinião, tirar dúvidas e, principalmente, para contribuir na busca de melhorias na Saúde. É preciso ouvir e saber como cada usuário enxerga e vivencia os atendimentos da rede pública de saúde”, explica Sandra.

O Sistema Ouvidor SUS está disponível de segunda a sexta, das 7h às 17h, por meio do telefone (17) 3279-1400 ou pelo e-mail [email protected]olimpia.sp.gov.br e cada munícipe pode encaminhar sua opinião, reclamação ou sugestão aos profissionais da ouvidoria.