Ir para conteúdo do site
Olímpia/SP, 18 de junho de 2019

Ir para conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Flickr
Notícias
Principal   Notícias
 

17/08/2017
Saúde desenvolve ação de combate ao tabagismo e à tuberculose

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio do grupo de controle de tabagismo Reacendendo a Vida da secretaria de Saúde, em parceria com Centro de Testagem e Aconselhamento a o setor de Atenção Básica, promoverá uma ação em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) e à prevenção à tuberculose.

A ação será realizada na Praça da Matriz, no dia 2 de setembro, das 8h às 13h, e oferecerá a fumantes, ex-fumantes e pacientes com sintomas respiratórios, exames de espirometria e orientações sobre os riscos, os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Além disso, o evento tem como intuito investigar possíveis doenças respiratórias causadas pelo cigarro; realizar uma busca ativa de sintomáticos (pessoas que apresentam tosse continua há mais de uma semana); e iniciar os primeiros atendimentos em caso de confirmação de doenças.

De acordo com a pneumologista Elaine Mara Cesarette de Paula, os exames de espirometria, que serão disponibilizados pela empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim, buscam avaliar a capacidade pulmonar de fumantes e ex-fumantes efetuando o diagnostico de possíveis doenças relacionadas ao fumo.

“A espirometria mede a quantidade de ar que a pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira. No exame o paciente, alternativamente, enche o pulmão completamente e depois assopra com o máximo de força e rapidez e, depois, lentamente. O mesmo teste pode ser repetido após a aplicação de uma medicação broncodilatadora”, explica a pneumologista.

Também estarão presentes na ação a equipe do grupo Reacendendo a Vida e os frequentadores deste.

Em relação à tuberculose, a equipe do CTA promoverá uma avaliação e uma triagem das pessoas com sintomas pulmonares de tosse com secreção. Na avalição, será oferecido o exame de escarro para a detecção da tuberculose.

De acordo com a diretora da divisão de Vigilância em Saúde, Jaqueline Barbosa da Silva, a pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e, assim, transmite para o outro indivíduo com má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica.

“Os sintomas mais comuns da tuberculose são a tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas; cansaço excessivo; emagrecimento; febre baixa geralmente à tarde, falta de apetite e sudorese noturna”, elenca a diretora.

O tratamento da tuberculose é a base de antibióticos e é oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde por meio da secretaria municipal de Saúde. A cura da tuberculose leva seis meses, e para evitar o abandono do tratamento, o paciente é acompanhado pela equipe do CTA, composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, farmacêutico e educador sanitário com realização periódica de visitas para supervisão e acompanhamento do tratamento.

REACENDENDO A VIDA

O grupo de controle do tabagismo Reacendendo a Vida existe há 14 anos e atende, em média, 80 pessoas por mês, e oferece suporte clínico e psicossocial aos dependentes que decidem parar de fumar.

O serviço é composto por uma equipe multidisciplinar formada por médico pneumologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta.

Os encontros são realizados semanalmente nas segundas, das 14h30 às 16h30 e das 19h ás 21h; e nas quintas, das 9h às 10h30, no Centro de Referência do Idoso (CRI). Nos encontros, os participantes recebem informações sobre os benefícios que a suspensão do tabagismo traz para sua saúde, dicas de como parar de fumar, avaliação clínica realização de exercícios físicos, entrega semanal de medicação dentre outras orientações.

Para participar do grupo, o cidadão deve procurar o Centro de Referência do Idoso, das 7h às 17h, segunda a sexta-feira, na Avenida Waldemar Lopes Ferraz, 650 – Centro, para realizar a inscrição.

Mais informações podem ser obtidas pelos contatos (17) 3279-1400 (Secretaria de Saúde) e (17) 3281-8890 (CRI).

 
 
 
 
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Facebook
Twitter
Flickr
Informativos da Prefeitura, cadastre-se.
Borda
Logo
Mapa Localização: Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
CEP: 15400-000 | Olímpia - SP
Telefone Telefone para Atendimento:
(17) 3279-2727
Atendimento Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 17h
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet