Olímpia/SP, 26 de junho de 2019

06/06/2017
Alunos da rede municipal recebem palestras sobre trânsito seguro

A prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Educação, iniciou nesta semana, em todas as escolas municipais, o programa Clube Bem-Te-Vi. A ação, desenvolvida em conjunto com a Diretoria de Educação de Trânsito do DETRAN e a Polícia Militar, desenvolve aulas de educação no trânsito aos alunos do segundo ao quinto ano, com o intuito de apresentar conceitos de cidadania e respeito à vida.

As exposições em sala de aula trazem noções básicas de segurança no trânsito e preocupação com o meio ambiente, transformando os alunos em multiplicadores de conceitos e visando uma mudança de comportamento do cidadão nas vias. Além disso, os alunos recebem material educativo e kit com orientações sobre condutas diárias para motoristas e pedestres.

Durante o ciclo de palestras, os alunos participam de um concurso de desenhos, no qual ilustrarão os conceitos aprendidos e como a educação no trânsito é importante na conscientização. A primeira escola a receber o programa foi a EMEB Santo Seno.

Para o instrutor do programa Clube do Bem-te-Vi, cabo João Carlos Rodrigues da Silva, do Comando de Policiamento de Trânsito de São Paulo (CPTran), a instrução atinge um público que está inserido no trânsito. “Os alunos são pedestres, ciclistas e passageiros, então temos que fornecer subsídios para eles aprenderem a se portar no trânsito. A palestra é lúdica e promove a interação de todos, o que facilita a compreensão”, afirmou.

Para a secretária de Educação, Maristela Aparecida Araujo Bijotti Meniti, a parceria possibilita transmitir as crianças que conscientizar é a melhor forma de evitar acidentes.  “As crianças absorvem os ensinamentos e propagam o que aprenderam. As informações disponibilizadas em sala são levadas para as famílias e isto, a princípio, conscientiza os pais e, por conseguinte a sociedade”, explica a secretária.

As EMEB receberão a equipe do Clube do Bem-te-Vi até o dia 23 de junho, quando será realizado o encerramento do programa e escolhido o vencedor do concurso de desenho.