Olímpia/SP, 17 de junho de 2019

30/05/2017
Saúde realiza capacitação sobre auto coleta do exame de Papanicolau

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (30) um treinamento com enfermeiros e agentes comunitários de saúde da rede municipal de Saúde para rastrear mulheres resistentes à coleta do exame de Papanicolau.

A capacitação, que foi organizada pelo setor de Educação Permanente, Humanização e Ouvidoria em parceria com a divisão de Atenção Básica, foi ministrada por enfermeiros do Hospital do Câncer de Barretos – Pio XII, e trouxe a auto coleta como alternativa para realizar os exames nas mulheres.

O serviço é realizado na residência das mulheres que são resistentes a realizar o exame ou não têm disponibilidade para comparecer a uma unidade de saúde. Os agentes comunitários de saúde e os enfermeiros visitam as residências e acompanham a coleta. Depois, o material recolhido é enviado para o Hospital do Câncer de Barretos para análise. Com o laudo realizado, o resultado é apresentado ao paciente.

De acordo com a secretária de Saúde, Sandra Lima, a possibilidade de realizar a auto coleta podem incentivar mais mulheres a se prevenirem. “Sabemos que muitas mulheres não se sentem confortáveis com o exame e, por isso, acabam não realizando. Então, esperamos que essa nova oportunidade faça com que mais mulheres procurem a prevenção”, salienta Sandra.