25 MAI 2017
Defesa Civil do Estado prepara municípios para Operação Estiagem

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) realizou, nesta quinta-feira (25), a 11ª Oficina Preparatória para a Operação Estiagem, destinada aos representantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil dos 19 municípios da região de Barretos.

A estiagem, que compreende o período de inverno, traz o problema de destruição de cobertas vegetais, principalmente com os incêndios, que prejudicam a saúde humana e o meio ambiente. Por isso, o objetivo do encontro é capacitar os municípios para que possam agir rapidamente em situações de emergência.

O evento, realizado na Estância Turística de Olímpia, teve início com uma cerimônia de abertura na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença da Coronel PM Helena dos Santos Reis, secretária chefe da Casa Militar e coordenadora estadual de Defesa Civil, que, na ocasião, recebeu o título de Visitante Ilustre do município.

“Nós somos ainda bastante reativos, esperamos as catástrofes acontecerem para corrermos atrás do prejuízo. Então, nós precisamos fazer nascer essa cultura da prevenção e, é por isso, que nós estamos reunidos hoje. Prevenir preserva vidas humanas e o meio ambiente. Cada um dos senhores, enquanto agentes municipais de Defesa Civil, deve levar as informações para a população das cidades para que ela saiba como se prevenir e como agir em caso de emergência”, disse a coronel.

Também estiveram presentes no evento o prefeito de Olímpia, Fernando Cunha; o capitão Alessandro Righetti, comandante da 2ª Cia de Polícia Militar de Olímpia; o major Mauro Alves dos Santos Junior, coordenador regional da Defesa Civil de Barretos; o presidente da Câmara, Luiz Gustavo Pimenta; o vereador sargento Tarcísio, e o secretário de Governo, Guto Zanette, também coordenador municipal de Defesa Civil.

Prestigiaram ainda a cerimônia de abertura os prefeitos Luiz Antonio Fiorani (Vista Alegre do Alto), Luiz Carlos de Moraes (Pirangi), Dr. Antonio Padron (Altair), Rogério Cleber Peres (Embaúba); o tenente Frank Andrade, comandante dos Postos de Bombeiros de Barretos e Olímpia; o subtenente Cláudio Cesar Marti, chefe de instrução do Tiro de Guerra; e os vereadores Hélio Lisse, Zé das Pedras, Fernandinho Silva, Luiz do Ovo, Flávio Olmos e Dr. Selim Murad.

“Eu entendo que a defesa civil é um porto seguro que nós não queremos usar, mas é preciso ter. É importante que a gente não fique desprevenido. Cada município tem que identificar suas áreas de riscos, as suas atividades que podem submeter o município a alguma emergência. Nós somos um município agrícola com grande plantação de cana, o que aumenta o risco de incêndios, e a maioria das cidades da nossa região tem as mesmas características. Por isso, nós temos que nos preparar e conscientizar as pessoas para um evento qualquer que venha a ocorrer”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

Durante a oficina, foram realizadas palestras em parceria com a secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Polícia Ambiental sobre temas como o combate ao Aedes Aegypti, Programa Município VerdeAzul, entre outros. Além disso, o Corpo de Bombeiros de Olímpia ministrou um treinamento prático da Operação Corta-Fogo para o combate a queimadas e incêndios florestais. Ao término, os municípios receberam um kit estiagem para auxiliar na atuação contra os problemas decorrentes do período.

25/05/2017
Defesa Civil do Estado prepara municípios para Operação Estiagem