17 MAI 2017
Social trabalha conscientização sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (17), na Escola Estadual Dalva Vieira, ações de conscientização sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado amanhã (18 de maio), e a importância do Disque 100 pra proteção dos Direitos Humanos.

Na oportunidade, a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, e sua equipe apresentaram aos alunos a importância de se informar e orientar sobre como denunciar casos de abuso e exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes. Além disso, os profissionais discutiram sobre como os casos de abuso são frequentes na sociedade e expuseram características de abusadores.

“Crianças e adolescentes são os nossos alvos, temos que os instruir e fornecer mecanismos para enfrentar a violência. Atividades nas escolas promovem esta dinâmica de conhecimento. Além disso, conscientizamos os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes para que possam identificar situações em que há iminência de abuso sexual”, explica Cristina.

Outro tema abordado foi o Disque 100, que é um serviço público da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, vinculado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. O Disque 100 recebe demandas relativas a violações de Direitos Humanos que atingem Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência, LGBT, Pessoas em Situação de Rua e Outros, como quilombolas, ciganos, índios, pessoas em privação de liberdade.

“Em nosso município temos muitos atores que combatem e previnem casos de violência, abuso sexual e violações dos Direitos Humanos. A denúncia do Disque 100 chega para gente e o município vai averiguar”, aponta a secretária.

A equipe do Social irá percorrer as Escolas Estaduais e Escolas Municipais de Ensino Básico, explicando e ressaltando a importância de denunciar.

A denúncia a respeito de violência e abuso sexual pode ser feita no Conselho Tutelar, no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS); nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e na Polícia Militar.