25 ABR 2017
Social participa de reuniões na capital em busca de investimentos para Olímpia

A equipe da secretaria de Assistência Social, da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, esteve na semana passada, em São Paulo, a pedido do prefeito Fernando Cunha, junto a secretários estaduais para viabilizar a liberação de recursos para o município para a construção de obras na área social e programas para a população.

O primeiro encontro foi na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social em que, na oportunidade, a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Reale, encaminhou junto ao assessor executivo do secretário estadual Floriano Pesaro a solicitação de verba para a construção de um Centro de Convivência do Idoso.

De acordo com Cristina Reale, o centro é um espaço que pode acolher melhor cada idoso, bem como fornecer um local adequado para as atividades. “Temos uma grande expectativa quanto a isto. Não podemos precisar se será acolhido, porém a esperança é que tenhamos uma resposta positiva pelo menos até o fim do ano. Queremos um espaço que forneça dignidade aos idosos em áreas apropriadas”, explica a secretária.

Outra solicitação encaminhada pela equipe do Social foi ao presidente Nacional do Partido da República, Antônio Carlos Magalhães e ao presidente Estadual do partido, José Tadeu Candelaria. Na ocasião, foi discutida a possibilidade dele intermediar a vinda de recursos para a construção de mais uma unidade do CRAS e mais uma do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS).

A comitiva também esteve presente na sede da Secretaria Estadual de Relações do Trabalho (SERT), onde foi entregue uma documentação complementar para viabilizar a implantação do programa Frente de Trabalho em Olímpia.

O Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, também conhecido como Frente de Trabalho, foi criado em 1999 e qualifica e proporciona renda para munícipes desempregados e em vulnerabilidade social.

“Este programa é um dos melhores que existe. Ele faz a inclusão, devolve a dignidade, capacita, qualifica e interage no mundo do trabalho. O munícipe tem também um amparo monetário de uma bolsa que o incentiva”, salienta Cristina.

Ainda na SERT, foi solicitada à Secretaria a vinda do programa Via Rápido Expresso para a capacitação de mutuários da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida que visa oferecer cursos de curta duração na área da construção civil.

Outras atividades pautadas pela equipe foi a visita à SPU – Secretaria de Patrimônio da União. Na oportunidade, foi discutido o processo de regularização das áreas da antiga FEPASA, que engloba a Estação Ferroviária e a Unidade de Pronto Atendimento. O processo estava parado em decorrência de uma má interpretação da planta do local. Com a reunião realizada com a equipe do Social já estão sendo retomados os trâmites da regularização.

A regularização também foi assunto abordado com o Coordenador do Programa Cidade Legal, Geninho Zuliani. Em discussão, acompanhada pela diretora municipal da Divisão de Habitação de Interesse Social, Adriana Piton, foi apresentado um cronograma de atividades a serem realizadas para possibilitar a regularização do Bairro Boa Esperança com a entrega das escrituras.

“Nossa visita a São Paulo foi muito proveitosa. Em todos os compromissos saímos com uma grande expectativa e espero ter boas respostas o quanto antes”, aponta a secretária de Assistência Social.