22 MAR 2017
Olímpia ganha representatividade no Comitê dos Rios Turvo e Grande

A Estância Turística de Olímpia foi escolhida para compor uma das 18 cadeiras que formam o Comitê de Bacias Hidrográficas do Turvo/Grande (CBH-TG). A assembleia, que escolheu os representantes dos municípios que pertencem à bacia, foi realizada na Secretaria Executiva do CBH-TG, na cidade de São José do Rio Preto.

No evento, representantes dos 66 municípios, que integram a área de recursos hídricos do Rio Turvo/Grande, se reuniram para eleger os representantes do colegiado, responsáveis por decidirem os projetos que serão executados no Plano de Ações da CBH-TG. Completam também o conselho membros de entidades da sociedade civil e órgãos do governo estadual. O evento contou com a participação do prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, e do superintendente da DAEMO Ambiental, Otávio Lamana.

Na reunião também foi definida a nova diretoria do Comitê que ficou composta da seguinte maneira: presidente: Edinho Araújo, prefeito de Rio Preto; vice-presidente: Germano Hernandes Filho, da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto; secretário-executivo: Tokio Hirata, diretor do DAEE; secretária-executiva adjunta: Maria Cecília de Andrade, engenheira do DAEE e quatro representantes das Câmaras Técnicas.

A posse dos representantes das cidades indicadas foi programada para o dia 31 de março. O mandato é de dois anos, sendo o biênio de 2017/2019.

O COMITÊ

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande foi criado em 1991 e instalado em 1995. Trata-se de um órgão colegiado, descentralizado, consultivo e deliberativo de nível regional. A gestão dos recursos hídricos é sempre tripartite envolvendo o Estado, Municípios e a Sociedade Civil. Entre as diversas atribuições do Comitê, estão a promoção de debates das questões relacionadas aos recursos hídricos, o estabelecimento de mecanismos de cobrança pelo uso desses recursos e o gerenciamento de conflitos relacionados ao tema.