Ir para conteúdo do site
Olímpia/SP, 17 de junho de 2019

Ir para conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Flickr
Notícias
Principal   Notícias
 

31/01/2017
Primero sábado de intensificação vacina 465 pessoas contra a febre amarela

A secretaria municipal de Saúde divulgou, hoje, a quantidade de doses já aplicadas de vacina da febre amarela neste ano em Olímpia. Segundo o órgão, 2.979 pessoas foram imunizadas contra a febre amarela na cidade desde o começo 2017, número superior à metade das doses aplicadas no ano passado, um total de 5.151.

Deste total, 15% foram aplicadas durante a intensificação realizada em horário especial, no último sábado (28), no Ambulatório de Referência e Especialidades – ARE (antigo Postão), na UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho (Jardim São José) e na UBS Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Jardim Paulista). O resultado do mutirão de prevenção foi de 465 doses aplicadas.

De acordo com a secretária de Saúde, Lucinéia dos Santos, a ação promovida pela secretaria, que foi destaque na TV Tem, visa imunizar todos os munícipes e evitar os riscos da febre amarela.

“A intensificação é uma atitude de prevenção. Tivemos casos de macacos contaminados na região e por isto nosso trabalho busca atingir a todos. Estas UBS abertas aos sábados são uma possibilidade de moradores, que não têm disponibilidade durante a semana, comparecerem e atualizarem a caderneta de vacinação”, explica a secretária.

Apenas duas doses da vacina são necessárias para a pessoa estar imunizada. De acordo com o calendário vacinal, a primeira dose é aplicada aos nove meses e o reforço aos quatro anos. Quem não tiver as duas doses precisa procurar uma UBS para atualizar.

Segundo o médico e vice-prefeito Dr. Fábio Martinez, caso o morador seja maior de 60 anos ou portador de doença crônica necessita realizar uma avalição prévia. “Pessoas portadoras de doenças que provoquem a queda de imunidade como AIDS, lúpus e tratamento de câncer, por exemplo, não devem tomar a dose devido aos riscos de efeitos colaterais. Elas serão avaliadas por um médico por meio de uma conduta individualizada”, salienta Dr. Fábio.

Além da vacinação, a secretaria de Saúde, por meio de agentes do Controle de Vetores, realiza visitas nas casas em busca de criadouros e orientando sobre os perigos, não somente sobre a febre amarela, mas também Dengue, Zika e Chikungunya.

Para a diretora da divisão de Vigilância em Saúde, Jaqueline Barbosa da Silva, a população precisa ajudar no combate ao mosquito transmissor (Aedes Aegypti), principalmente neste período. “Com as chuvas surgem muitos criadouros e cada munícipe precisa olhar os quintais e eliminar os criadouros”, ressaltou a diretora.

Para o próximo sábado (4), mais 1.500 doses estarão disponíveis para atender a população nas UBS Dr. Waldomiro Paiva Luz (Cohab I e II) e Dr. Clodoaldo Marins Sarti (Jardim Santa Ifigênia) e no Centro de Referência do Idoso. Os atendimentos serão realizados das 8h às 17h e os moradores devem comparecer com a caderneta de vacinação.

 
 
 
 
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Facebook
Twitter
Flickr
Informativos da Prefeitura, cadastre-se.
Borda
Logo
Mapa Localização: Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
CEP: 15400-000 | Olímpia - SP
Telefone Telefone para Atendimento:
(17) 3279-2727
Atendimento Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 17h
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet