06 JAN 2017
Saúde aplica mais de cinco mil doses de vacina contra a Febre Amarela

A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Olímpia continua com a campanha intensificada de vacinação contra a Febre Amarela. Desde janeiro do ano passado até o momento, já foram vacinados 5.151 cidadãos. Os meses de maio e outubro foram os que mais tiveram doses aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde, com um total de 640 e 716 respectivamente. No ano passado nenhum munícipe foi contaminado pelo vírus.

Com sintomas muito parecidos aos da Dengue, a Febre Amarela preocupa a saúde pública municipal, principalmente, por causa de macacos mortos encontrados na região. Os animais estavam contaminados com o vírus que é transmitido pela picada de mosquitos transmissores, como o Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. O macaco encontrado em Olímpia está em análise.

Para proporcionar melhor atendimento a todos e evitar a doença, a Secretaria de Saúde adquiriu mais 2.500 doses, que estão disponíveis a todas as UBS’s.

De acordo com a secretaria, febre alta, dores de cabeça e musculares, náuseas e vômitos são sintomas comuns de diversas doenças que atingem a população, em especial no verão, e quase sempre associados à dengue, o que pode provocar sérios danos à saúde caso o diagnóstico seja incorreto. É devido a esta difícil distinção que o setor vem intensificando as ações de vacinação e combate à Febre Amarela.

Segundo a Chefe de Vigilância Epidemiológica, Juliana Bressane Dias, a vacina tem um prazo para ser ativada no organismo. “Quando a dose é aplicada demora de 10 a 15 dias para ser ativada no organismo. Por isto é importante aguardar este período e evitar áreas de riscos (como ranchos) e regiões que tem o contagio”, explica Juliana.

Em caso de dúvidas a respeito da vacina ou suspeita de estar contaminado, o morador deve procurar a UBS mais próxima.