18 MAI 2018
Mobilização contra o abuso infantil incentiva importância da denúncia

A mobilização da Campanha Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes levou centenas de moradores às ruas da Estância Turística de Olímpia na manhã desta sexta-feira, dia 18 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional do tema. Organizada pela secretaria de Assistência Social, ação teve saída da rodoviária, passou pelo comércio da cidade e reuniu os participantes na Praça da Matriz.

Crianças das Escolas Municipais de Ensino Básico, alunos da rede estadual, da ETEC e da APAE; idosos do grupo da Terceira Idade; atiradores do Tiro de Guerra; e profissionais do Social caminharam pelas ruas acompanhadas pelo grupo de percussão do CRIJ (Centro de Referência da Infância e Juventude), entregando panfletos sobre o combate à violência e ao abuso sexual e conscientizando a importância da sociedade no combate de tais abusos e como denunciar pelo Disque 100.

Na praça, as atividades iniciaram com uma apresentação dos atiradores do Tiro de Guerra 02-025 que, instruídos pelo subtenente Cláudio César Marti, demonstraram formações características do Exército Brasileiro e gritos de guerra.

Os presentes também entraram no ritmo das apresentações musicais organizadas pelos alunos e professores do CRIJ. Com letras de reflexão, os participantes entoavam a importância de denunciar e proteger as crianças.

Durante a atividade, a secretária de Assistência Social, Cristina Reale ressaltou que a missão da mobilização é criar uma corrente contra o abuso e violência. “Todos nós temos que fazer a nossa parte, é nosso papel evitar a violação de direitos e colocar a salvo todas as crianças e adolescentes. É necessário identificar qualquer situação de abuso e denunciar. Quando a gente instiga a comunidade a falar sobre o assunto trazemos para si a responsabilidade de proteger”, aponta Cristina.

Qualquer cidadão pode denunciar de maneira anônima atos de violência e abuso pelo Disque 100, que é um serviço que oferece proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Ele atua como meio de comunicação entre a população, que faz a denúncia, e o poder público, que tem a responsabilidade de apurar os fatos, proteger o menor e punir o criminoso.

Após as atividades, os presentes se reuniram no salão social do gabinete para o descerramento de uma placa com informações de como denunciar a violência. Na solenidade e com a presença do prefeito Fernando Cunha, foi destacado as ações do Poder Executivo municipal em coibir os abusos.

Para o prefeito cada pessoa orientada e atendida é um formador de opinião que protegerá contra os abusos. “Não medimos esforços para proteger nossas crianças e adolescentes. Temos que fornecer informações e atendimentos para toda a população. A Campanha Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é um mecanismo de proteção e orientação no incentivo às denúncias”, esclarece Fernando.