Ir para conteúdo do site
Olímpia/SP, 20 de agosto de 2019

Ir para conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Flickr
Notícias
Principal   Notícias
 

20/08/2018 às 11:54:00
Vacinação contra raiva animal inicia neste fim de semana

Começa neste sábado (25), a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal para cães e gatos. De acordo com a Vigilância Sanitária da Estância Turística de Olímpia, 18 postos de vacinação estarão distribuídos nos bairros do município e nos distritos de Baguaçu e Ribeiro dos Santos. A vacina é gratuita e será aplicada em cães e gatos com idade superior a três meses.

Com a meta de superar as doses aplicadas na campanha de 2017 (11.999 animais, somando os atendidos pelas clínicas particulares e pela campanha), o setor vem orientando a população e realizando palestras em escolas estaduais para conscientizar sobre a importância da vacina e os riscos da doença. 

A campanha de vacinação será realizada nos dias 25 e 26 de agosto e 1º e 2 de setembro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. No dia 25, os postos de vacinação serão: Centro de Saúde (Postão); Acessa São Paulo (Cohab IV); Centro Comunitário (Santa Ifigênia) e UBS Clodoaldo Martins Sarti (Santa Ifigênia).

No dia 26, os donos de animais poderão procurar os seguintes postos: UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho (São José); Centro de Referência de Assistência Social II (São José); Daemo Ambiental; UBS Waldemar Lopes Ferraz (Tropical II); e a UBSF Dr. Gilberto Vicente Mora (Baguaçu).

No dia 1º de setembro, os pontos de vacinação estarão na Padaria do bairro Santa Fé; Praça do Jardim Cizoto; Praça do São Benedito; e no Parque do Quinta da Colina. E no dia 2, os postos serão na Praça da Cohab I e II; no Morada Verde; no Centro de Referência do Idoso (CRI); na Praça do Harmonia e na Praça do distrito de Ribeiro dos Santos.

Além da vacinação, os profissionais presentes nos postos de vacinação irão orientar os donos dos pets sobre a leishmaniose. No local, instruirão donos de cães e gatos sobre como identificar sintomas característicos da doença e as medidas a serem tomadas para evitar a proliferação do mosquito palha, que abriga o transmissor Lutzomyia.

Durante a vacinação, caso seja notado alguns sintomas de descamação seca da pele, pelos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos, o setor de Vigilância Sanitária será comunicado.

A raiva é uma zoonose causada por um vírus mortal tanto ao homem quando aos animais e atinge o sistema nervoso central e tem na vacinação a melhor prevenção.

Caso o morador tenha dúvidas sobre a vacinação contra a raiva animal deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde, pelo contato (17) 3279-1400, ramal 1430, ou procurar pessoalmente o setor.

 
 
 
 
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Facebook
Twitter
Flickr
Informativos da Prefeitura, cadastre-se.
Borda
Logo
Mapa Localização: Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
CEP: 15400-000 | Olímpia - SP
Telefone Telefone para Atendimento:
(17) 3279-2727
Atendimento Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 17h
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
Instar Tecnologia
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia