Olímpia/SP, 17 de junho de 2019

07/01/2019 às 16:46:00
Saúde Noturna atendeu quase 800 pacientes em quatro meses de funcionamento

Iniciado em setembro de 2018, o Projeto Saúde Noturna “Saúde Mais Acessível e Próxima de Você”, desenvolvido pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, tem proporcionado oportunidade para que os moradores utilizem os serviços de saúde até às 20h. Desde a implantação, a ação já beneficiou 780 pacientes, atendidos nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).

Segundo a Atenção Básica, em média, 195 pacientes foram atendidos por mês pelo Projeto, tendo como maiores demandas registradas as consultas médicas, visitas domiciliares, atendimento odontológico, aplicação de vacinas e a realização de testes rápidos.

A iniciativa, que faz parte do plano de governo do prefeito Fernando Cunha, é desenvolvida pela secretaria de Saúde, por meio da divisão de Atenção Básica, e possibilita a realização de consultas médicas e odontológicas, a coleta de Papanicolau, a aferição de pressão arterial, a medição de glicemia e testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais.

O serviço também oferece a atualização da caderneta vacinal dos usuários e a visita dos Agentes Comunitários de Saúde que visam ampliar as ações de combate à dengue e ao escorpião.

Durante o mês de janeiro, as cinco UBSF terão o atendimento noturno. No dia 16 (terça-feira), as primeiras unidades a abrirem as portas até às 20h serão a UBSF Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo) e a UBSF Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho (Ribeiro dos Santos).

No dia 23 (quarta-feira), os moradores poderão procurar a UBSF Gilberto Vicente Mora, em Baguaçu, e, no dia 24 (quinta-feira), a UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho (São Joséabre as portas até mais tarde. Já no dia 29 (terça-feira), os munícipes poderão procurar atendimento na UBSF Valter Stuk, na Cohab IV, que funcionará até às 20h.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, a secretaria segue intensificando os trabalhos no projeto Saúde Noturna para oferecer os melhores atendimentos para os moradores.

“Desde a implantação do Saúde Noturna, buscamos atender a todos os moradores e facilitar o acesso deles aos serviços de saúde. O morador já sabe que hoje pode procurar a UBS em horário expandido e isto faz com que ele busque orientações e atendimentos”, explica Marcos.