Olímpia/SP, 17 de junho de 2019

16/04/2019 às 10:20:00
Prefeito e Santa Casa fecham parceria para implantação de Centro de Hemodiálise

O prefeito Fernando Cunha e a Santa Casa de Misericórdia acabam de fechar uma parceria importante que irá beneficiar dezenas de famílias na Estância Turística de Olímpia. No início desta semana, uma reunião definiu detalhes sobre a contratação de uma empresa especializada na implantação do serviço de hemodiálise. A proposta é de que o centro tenha as instalações físicas na Santa Casa de Misericórdia, o que deve, inclusive, gerar receitas adicionais ao hospital pela prestação do serviço.

A estimativa de investimento é de R$ 2 milhões para implantação, que será feita pela iniciativa privada. O funcionamento e a manutenção serão pagos com recursos da Prefeitura, de acordo com a tabela do SUS, que prevê uma remuneração de R$ 194,50 por sessão realizada, sendo que, em média, cada paciente faz 12,5 sessões por mês, o que deverá onerar em R$ 100 mil mensais, até que o local possa ser credenciado pelo SUS e receba os repasses do Governo Federal.

Em conversa com o prefeito, o novo provedor do hospital, Luiz Alberto Zacarelli, se comprometeu em adequar um espaço para o funcionamento do serviço. Vale ressaltar que a implantação não irá alterar os espaços voltados ao atendimento do hospital.

A implantação é um pedido antigo dos moradores e um compromisso de gestão do prefeito, que irá beneficiar dezenas de olimpienses que precisam, quase que diariamente, se deslocar em viagens exaustivas para outras cidades da região, como Bebedouro, Rio Preto e Ribeirão Preto, para realizar o tratamento.

“Sabemos o quanto a hemodiálise é um procedimento delicado e desgastante para o paciente, por isso, proporcionar que ele possa fazer o tratamento dentro da nossa cidade traria mais conforto para o paciente e seus familiares. Desde o início de nossa gestão, estamos estudando a implantação, mas, agora conseguimos avançar nas tratativas e vamos iniciar o processo de contratação da empresa em breve num trabalho conjunto entre a Prefeitura e Santa Casa”, destacou o prefeito.