Ir para conteúdo do site
Olímpia/SP, 20 de junho de 2019

Ir para conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Flickr
Notícias
Principal   Notícias
 

14/05/2019 às 15:41:00
Saúde já efetuou quase 20 mil nebulizações e mais de 30 mil visitas a imóveis no combate à dengue

O trabalho de combate ao avanço da dengue na Estância Turística de Olímpia não para. Com o objetivo de conter o surgimento de novos casos, diversas providências e ações têm sido desenvolvidas.

A medida mais eficiente é ainda o trabalho de prevenção, que consiste na orientação da população e na busca por criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue como de outras doenças.

Nesse sentido, já foram realizadas 31.697 visitas de Agentes de Endemias a imóveis, tanto em serviço de bloqueio, feito quando há notificação de caso suspeito, como em visitas casa a casa. Ambos percorrem residências a procura de eliminar recipientes que possam acumular água e servem de abrigo para proliferação de larvas e ainda para reforçar aos moradores as medidas cotidianas que devem ser tomadas por todos.

Além do trabalho cotidiano, a secretaria de Saúde intensificou, recentemente, a busca ativa, atuando com os agentes aos finais de semana, para ampliar o número de imóveis visitados, uma vez que o horário é mais flexível para encontrar os moradores em casa. Nos três sábados em que a ação foi realizada, foram percorridos cerca de 2 mil imóveis e eliminados mais de 300 criadouros.

No total, os agentes já identificaram e extinguiram 4.362 criadouros do mosquito, em prédios e residências de diversas regiões da cidade, o que demonstra a importância do trabalho em conjunto com a população para colaborar na prevenção da doença.

Já as nebulizações contabilizam 19.745 imóveis percorridos neste ano. O método libera um produto em forma de neblina para eliminar os mosquitos adultos. Vale ressaltar que o produto é certificado e é disponibilizado ao município pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) quando há confirmação de caso.

O trabalho de atendimento e tratamento da doença também segue intenso. Na UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24h, foram realizados mais de 27.500 procedimentos, nos primeiros quatro meses do ano, entre consultas médicas, exames e transferências para a Santa Casa e hospitais da região.

Ainda visando reforçar o atendimento, começou a funcionar no local, no início deste mês, a Sala de Hidratação, com 10 cadeiras específicas para aplicação de soro. A medida inédita visa garantir a assistência qualificada e tratamento mais ágil aos pacientes diagnosticados com dengue, disponibilizando um atendimento diferenciado.

O quadro clínico da Unidade também foi ampliado com a contratação de mais técnicos de enfermagem, médicos, biomédicos e farmacêuticos, para suprir a demanda crescente de atendimento, agilizar a realização e o resultado de exames e oferecer tratamento com mais rapidez.

Novos agentes de combate às endemias também estão sendo contratados. Para isso, está em andamento um processo seletivo para formação de cadastro reserva de funcionários, que serão convocados de acordo com a demanda do município. O agente tem como função identificar focos, tratar e evitar a formação de criadouros, impedir a reprodução de focos e orientar a comunidade com ações educativas sobre dengue e outras doenças.

De acordo com a secretaria de Saúde, o município registra cerca de 3 mil notificações, sendo 1.667 casos positivos de dengue. O Grupo de Vigilância Epidemiológica de Barretos segue com a investigação de cinco mortes suspeitas. 

 
 
 
 
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Facebook
Twitter
Flickr
Informativos da Prefeitura, cadastre-se.
Borda
Logo
Mapa Localização: Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
CEP: 15400-000 | Olímpia - SP
Telefone Telefone para Atendimento:
(17) 3279-2727
Atendimento Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 17h
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet