Ir para conteúdo do site
Olímpia/SP, 22 de novembro de 2019

Ir para conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Flickr
Notícias
Principal   Notícias
 

05/11/2019 às 17:01:00
Olímpia ganhará Centro de Acolhimento Animal na próxima semana

A Daemo Ambiental e a Prefeitura de Olímpia entregarão na próxima quarta-feira, dia 13, as obras do Centro de Acolhimento Animal “São Francisco de Assis”. Localizado na Estrada Municipal “Vitório Celso Cizotto”, o equipamento foi planejado para acolher animais abandonados, visando ampliar e melhorar o atendimento à causa animal no município.

O local é composto por 36 baias com capacidade para abrigar até 100 animais, oferecendo uma estrutura mais adequada, uma vez que o espaço antigo estava abandonado e não era suficiente para atender a atual demanda. As baias têm áreas abertas e cobertas, com disponibilidade de sombra e ambiente para proteger os animais da chuva e do vento. A obra havia começado em 2013, mas ficou parada por quase cinco anos, tendo sido retomada pela atual gestão no ano passado.

O Centro conta ainda com um ambulatório com salas para higienização, atendimento, curativos e anamnese, além de sala cirúrgica para pequenos procedimentos e de repouso para animais debilitados ou em tratamento. Vale ressaltar que toda a estrutura foi construída de acordo com as determinações do Conselho Regional de Medicina Veterinária com investimento de cerca de R$ 600 mil reais em recursos próprios da autarquia.

No local, são acolhidos apenas os animais resgatados das ruas pela própria Daemo, que não tenham tutores e que estejam em situação de risco, vítimas de maus tratos, doentes ou acidentados. Eles são cuidados por uma equipe formada por dois médicos veterinários, um atendendo em regime de plantão, além de estagiários, funcionários do setor administrativo e também de limpeza. Os animais abrigados passam por triagem com médico veterinário para avaliar se vão para as baias, em caso de boa saúde, ou se permanecem em tratamento no ambulatório.

“O Centro se preocupa não apenas em atender à legislação vigente, mas também com o bem-estar dos animais. Por isso, eles recebem ração duas vezes ao dia e a água é trocada de manhã e à tarde. Todas as baias são lavadas e higienizadas duas vezes ao dia. Essa medida, além de garantir a limpeza, ajuda a prevenir doenças e mantém o local livre de moscas, que são agentes patógenos”, afirmou Marcus Diogo Gouveia da Costa Arantes, veterinário da Daemo.

Os animais que vão para as baias passam por um processo de socialização. A definição se dá primeiro pelo critério de afinidade e também pelo porte. Os agressivos ficam em baias isoladas. Já as cadelas resgatadas das ruas com ninhada também ficam em baias isoladas com os filhotes até o desmame. Após esse período, os filhotes vão para adoção e as mães são colocadas com outros animais adultos depois da castração.

“O Centro de Acolhimento Animal faz parte da política ambiental do município. É uma obra que Olímpia espera há mais de 20 anos. Nos locais antigos, foram feitos remendos e improvisos, mas mantendo a responsabilidade de nossa administração, procuramos fazer uma obra bem feita, que atenda a cidade para os próximos anos. Esse centro vem de fato atender todos aqueles que gostam dos animais e também praticar um controle da saúde dos animais, uma assistência à saúde, a qualidade com que esses animais estão na nossa cidade, ao lado das práticas que nós já temos de castração. Esse projeto também foi feito para ter um atendimento clínico, além de abrigar os animais e eles serão acolhidos com todos os cuidados necessários”, disse o prefeito Fernando Cunha.

Atendendo orientação do Conselho Regional de Medicina Veterinária, não são permitidas visitas ao local. Segundo a Daemo Ambiental, a medida se dá por questões sanitárias e visa também reduzir o estresse dos animais. O nome do Centro de Acolhimento foi uma indicação do vereador José Elias de Moraes, o Zé das Pedras.

 
 
 
 
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Facebook
Flickr
Twitter
Informativos da Prefeitura, cadastre-se.
Borda
Logo
Mapa Localização: Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
CEP: 15400-000 | Olímpia - SP
Telefone Telefone para Atendimento:
(17) 3279-2727
Atendimento Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 17h
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
Instar Tecnologia
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia