Olímpia/SP, 16 de dezembro de 2019
22°C MIN 33°C MAX

29/11/2019 às 10:36:00
Revisão do Plano Diretor de Turismo é discutida para ser enviada à Câmara

Dando continuidade aos trabalhos de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico (PDDT), o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou, na tarde quarta-feira (27), mais uma reunião ordinária para discutir as mudanças.

Instituído em 2016, o atual plano objetiva orientar o desenvolvimento econômico, político e social sustentado do turismo no município, buscando a melhoria das condições de vida dos moradores, com inclusão social e respeito ao meio ambiente.

A medida se faz necessária em cumprimento ao artigo 14 da lei nº 4126/2016, que determina o processo de revisão a cada dois anos, que será realizado sob a supervisão da Secretaria de Turismo, juntamente com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo).

Durante a reunião, a turismóloga da secretaria de Turismo, Cristina Prado, encarregada da revisão, sob a orientação do secretário, Dr. Selim Murad e do prefeito Fernando Cunha, relembrou as etapas do trabalho, como as reuniões do COMTUR e a realização de uma Audiência Pública, na Câmara Municipal. Além disso, explicou o conteúdo de cada um dos 4 volumes que compõem o plano, que são: Volume I - Caracterização do Município e Inventário da Oferta Turística; Volume II - Relatórios da Pesquisa do Perfil da Demanda Turística; Volume III - Relatórios da Pesquisa de Taxa de Ocupação Hoteleira; e IV - Planejamento Estratégico.

Após a apresentação, o plano foi discutido, destacando-se os diversos projetos e ideias como a questão do Folclore como atividade complementar ao Turismo, a qualificação profissional, o atendimento a turistas na UPA e outras questões de interesse do setor de Turismo. A revisão foi aprovada por unanimidade pelos presentes e, agora, será elaborado o projeto de lei para ser enviado à Câmara de Vereadores.

“O Plano Diretor é o que norteia as diretrizes de desenvolvimento da atividade turística em nossa cidade e deve ser pensado para abranger toda a sociedade. Queremos promover a sensibilização da comunidade para abraçar o setor e entender que é a atividade que move a economia da cidade. Buscamos as opiniões de todos os setores envolvidos e precisamos desse trabalho em conjunto para pensar no futuro de nossa cidade”, finalizou o prefeito.