Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site
Olímpia/SP, 04 de Junho de 2020
tempo
18°C MIN 31°C MAX
Borda

Ir para conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Flickr
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
ABR
02
02 ABR 2020
SAÚDE
Olímpia registra queda de 87% nos casos de dengue no primeiro trimestre deste ano

Mesmo enfrentando a situação de pandemia do Covid-19, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia segue agindo contra um velho conhecido da população, a dengue. E os esforços para conter a proliferação do mosquito e o aumento de casos são comprovados pelos dados da secretaria de Saúde, que mostram uma redução de 87,44% nos casos positivos este ano em comparação com o ano passado.

Segundo o balanço, no primeiro trimestre de 2019, o município registrava 215 casos positivos da doença em moradores locais. Já este ano, o número é de apenas 27 casos. A redução pode ser atribuída à decorrente intensificação de medidas de bloqueios, nebulizações e campanhas para orientar os moradores sobre os riscos da doença e da proliferação do mosquito.

As notificações também sofreram uma redução brusca. Enquanto em 2019, 892 pessoas procuraram atendimento suspeito de dengue, em 2020, o número é de 266, o que representa uma diminuição de mais de 70%. Realidade também que coloca Olímpia com desempenho no controle da doença em destaque em relação a muitas cidades da região, que enfrentam epidemias.

A Saúde destaca que o setor de Controle de Vetores segue realizando os trabalhos de visitas domiciliares, porém como forma de prevenir o contato com os moradores, estão apenas vistoriando os quintais e orientando os cidadãos a mantê-los limpos, aproveitando ainda que muitos moradores se encontram em casa durante a prevenção à Covid-19.

Os dados do setor demonstram que no primeiro trimestre foram visitados 43.555 imóveis. Nas visitas foram encontrados 15.364 recipientes, dos quais 9.608 tinham água parada e 1.206 apresentavam larvas criadouros. Em relação aos imóveis nebulizados, o balanço apresenta que já foram feitas 16.598 ações. O trabalho diário do controle da doença conta ainda com o reforço dos novos Agentes de Combate às Endemias contratados por meio de processo seletivo pelo município.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, é preciso manter as ações e intensificar o cuidado com quintais e eliminar criadouros. “Estamos passando por uma situação de alerta mundial devido à Covid-19, que mobiliza todo o serviço de saúde. Então não podemos nos descuidar da dengue, imagina um aumento de casos e a necessidade de uso de leitos. Podemos fazer nossa parte que é cuidar dos quintais e eliminar criadouros. Como os moradores estão sendo orientados a permanecer nas residências, se cada um fizer a sua parte continuaremos com números baixos nos casos de dengue”, salienta Marcos.

VINCULADOS À PÁGINA:
Saúde
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Facebook
Flickr
Twitter
Informativos da Prefeitura, cadastre-se.
Borda
Logo
Mapa Localização: Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
CEP: 15400-000 | Olímpia - SP
Telefone Telefone para Atendimento:
(17) 3279-2727
Atendimento Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 17h
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados.
Instar Tecnologia
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia