22 SET 2021
Olímpia implanta projeto piloto de Floresta Urbana
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, implantou recentemente o projeto de piloto de Floresta Urbana. O objetivo é realizar o plantio de espécies próprias para o área urbana em locais com grande circulação de pessoas.

O projeto piloto do ciclo de 2021 foi implantado na Avenida Professora Maria Ubaldina de Barros Furquim, uma via de acesso com grande fluxo de pedestres, principalmente de alunos, pois no entorno esta localizada a escola estadual Capitão Narcizo Bertolino e o Estádio Maria Tereza Breda. No total, foram plantadas 11 mudas, que hoje possuem altura superior a 1,50 metro, distribuídas entre Resedá branco, rosa e vermelho. O espaçamento do plantio, assim como a seleção das espécies, foi realizado de acordo com as exigências constantes no da Lei Municipal 4.215/2016, do Plano Diretor de Arborização.

A Floresta Urbana representa um referencial urbanístico com importante caráter social, político, econômico e arquitetônico. Além de desempenhar condições e propriedades de uma estrutura arquitetônica vegetal, possui importantes atributos históricos, artísticos e paisagísticos.

O processo de estruturação e de expansão urbana de uma cidade está diretamente ligado à produção e a evolução do espaço florestal. Combinando a dinâmica da ocupação e o jogo dos limites intraurbanos no qual o espaço está caracterizado, se traduz a presente proposta de racionalidade estrutural para a classificação de Floresta Urbana. As Florestas Urbanas apresentam duas categorias, a primeira pertencendo ao setor privado e a outra ao setor público, ambas são interligadas e agregadas aos elementos físicos. São sujeitas a função do espaço, população biológica, valores socioeconômicos e condições geoambientais.