19 NOV 2021
CULTURA
Festival Aruanda Brasil marca o respeito às religiões de matriz afro-brasileiras na semana da Consciência Negra

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Estância Turística de Olímpia realizou, no último domingo (14), o Festival Aruanda Brasil. O evento, que teve como palco a Casa da Cultura e foi transmitido online pelos canais oficiais da Prefeitura e do Centro Cultural e Social Aruanda Brasil, marcou o respeito às religiões de matriz afro-brasileiras, reafirmando o compromisso do município no combate à intolerância religiosa.

O festival, repleto de axé, músicas e danças, contou com apresentações da representatividade dos Templos de Umbanda, Candomblé e demais entidades. As associações olimpienses Tenda de Umbanda Caboclo Caramã e Pai Cesário e o Templo de Umbanda Morada de Caboclo e Preto Velho, trouxeram para o festival todo o respeito das cerimônias umbandistas e alegraram a live, com suas danças, músicas e cultura.

O grupo de dança “Magia Negra” trouxe o combate à intolerância religiosa e toda forma de violência e discriminação aos negros e adeptos das religiões afro-brasileiras. Para a vereadora e propositora da ação, Alessandra Bueno, o festival é um marco para a cidade de Olímpia. “Eu me sinto hoje, muito feliz por representar esse dia, essa data que hoje está no calendário da cidade, para que vocês possam comemorar as festividades. Meu abraço a todas as casas, mães e filhos das religiões afro-brasileiras, que tem minha honra e respeito,” falou a vereadora.

Enaltecendo a cultura do povo negro e as tradições dos Orixás, animaram também o festival, os grupos de dança Detroit e o grupo parafolclórico Frutos da Terra. A Casa de Candomblé e aldeia do caboclo flecheiro, apresentou as tradições dos orixás, como resgate ao conhecimento e a cultura do Candomblé.

A organização do evento, a cargo de Alex Correia, trouxe como chave de ouro do festival, o Grupo Samba de Candeia e a cantora Iza Lourenço, que numa roda de samba, relembraram os antigos sucessos do samba brasileiro, do samba afro e das belas músicas em defesa dos batuques nos terreiros.