31 JAN 2022
AGRICULTURA, COMÉRCIO E INDÚSTRIA
Olímpia registra em 2021 a maior geração de emprego da história
O ano de 2021 foi de crescimento econômico histórico para a Estância Turística de Olímpia. Isso porque o município registrou seu melhor saldo de geração de emprego, segundo os dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado na manhã desta segunda-feira (31), pelo Ministério da Economia.

Segundo o relatório, Olímpia fechou o último ano com saldo positivo de 1.488 postos de trabalho formais, sendo 7.692 contratações contra 6.024 desligamentos no decorrer de 2021. O setor da economia que mais contribuiu com o desempenho favorável foi o de Serviços com saldo de 818 vagas, tendo grande influência da atividade turística, que retomou com força na cidade, principalmente, no segundo semestre.

Outro fator importante é que o município registrou saldo positivo em praticamente todos os meses de 2021, com exceção somente de outubro, quando resultou em -68 vagas, ligadas à indústria e à agropecuária, coincidindo exatamente com o período de encerramento da safra da cana-de-açúcar, que é a atividade preponderante desses setores na cidade. Em todos os demais meses do ano, a geração de emprego foi positiva, sendo o mês de dezembro o que apresentou melhor índice, com saldo de 387 empregos formais.

Na região, o cenário de Olímpia também se destaca, com indicadores melhores que o de cidades do mesmo porte e até maiores, superando por exemplo Barretos (+1018 vagas), Catanduva (+1355), Mirassol (+995), Fernandópolis (+715), Votuporanga (+356), Jales (+302), entre outras. O município teve o 3º melhor desempenho em toda a região, ficando atrás somente de São José do Rio Preto (+7.683) e Bebedouro (+2.050).

Anteriormente, o maior saldo de emprego havia sido registrado em 2006, quando foram +1.090 vagas com carteira assinada no acumulado do ano. Depois disso, o melhor desempenho ocorreu em 2019, com +773 vagas. De 2017, no início da gestão, quando o ano fechou em +232 vagas, até agora, a geração de emprego apresentou um crescimento de 541%, com saldo positivo em todos os anos, exceto em 2020 (-132 vagas), em que o país todo foi afetado economicamente devido à pandemia e à suspensão das atividades e serviços.

“Vemos este resultado com grande entusiasmo, destacando nossa cidade em toda a região e apresentando o melhor desempenho da história. O último ano foi de muitos desafios, mas a retomada econômica, de forma segura e responsável, tem mostrado os frutos. Apesar dos impactos da pandemia, o município manteve investimentos aquecidos, e, ao longo de 2021, tivemos a instalação de novas empresas do comércio e da indústria, além do crescimento da nossa rede hoteleira e dos serviços turísticos, que possibilitaram este aumento do emprego formal. Com novos projetos em andamento, esperamos que este progresso se mantenha e nossa cidade seja cada vez mais forte e desenvolvida”, avaliou o prefeito Fernando Cunha.