07 FEV 2022
Programa Auxílio Brasil beneficia mais de mil novas famílias em Olímpia
O Programa do Governo Federal Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, foi retomado para as concessões dos benefícios, no mês de janeiro. O Ministério da Cidadania, que desde 2019 enfrentava dificuldade para zerar a fila de espera em detrimento da disponibilidade financeira e orçamentária do governo, tem a previsão de que, para este ano, 2,7 milhões de novas concessões sejam concedidas no território nacional.

Em Olímpia, 1.145 novas famílias foram consideradas aptas perante os critérios estabelecidos na legislação específica que regulamenta o programa. No total, 2.869 famílias do município receberão o benefício. Um aumento de 66,42% no número de beneficiários do Programa.

Para receber o Auxílio Brasil, o usuário da Política de Assistência Social deve procurar o CRAS mais próximo da sua casa e realizar o agendamento para efetivar o seu cadastro e estar dentro dos critérios de recebimento do benefício, como a renda per capita até R$ 200,00. A análise e concessão do benefício é por parte do Governo Federal.

No total, a soma dos benefícios concedidos às famílias olimpienses passarão de R$ 426.693,00 para R$ 661.729,00, sendo que o valor médio pago atualmente está em R$230,65 por família. Vale ressaltar que esse é um valor médio cujo cálculo envolve fatores como quantidade de moradores por domicílio, idade dos componentes familiares e valor da renda per capita.

Para aqueles que já recebem o benefício, é de suma importância manter o Cadastro Único com as informações atualizadas, manter os filhos em idade escolar matriculados na rede de ensino e realizar o acompanhamento na saúde para as crianças de até 7 anos, das mulheres em idade fértil e das gestantes na UBS, mais próxima de sua residência.

Todas as informações sobre o programa, podem ser consultados nas unidades dos CRAS nos telefones abaixo:
CRAS I - Santa Efigênia: (17) 3281-6204
CRAS II - São José: (17) 3279-8306