11 AGO 2022
Orquestra FACMOL se apresenta no Festival do Folclore neste sábado (13)
Após o sucesso do espetáculo de abertura e o show das apresentações culturais ao longo dos dias com os grupos de norte a sul do Brasil, o palco do 58º Festival do Folclore recebe neste sábado (13), mais uma participação que promete encantar e levantar o público do Fefol. A Orquestra de Sopros e Percussão – FACMOL, de Pereira Barreto, abrirá a noite com sua performance versátil e moderna.

A Orquestra, que começou suas atividades em 2003 a partir de um desdobramento da ação cultural da Fanfarra Facmol Celda Melo de Oliveira, criada em 1992, é um grupo instrumental composto por 85 integrantes entre estudantes de música e professores instrumentistas. A faixa etária diversificada contempla músicos a partir dos 13 anos até adultos. Dentre os elementos sonoros que compõem o grupo estão os instrumentos de sopro e percussão.

Com apresentações dinâmicas e performáticas e um repertório que propõe um diálogo entre o erudito e o popular, a Facmol possui um histórico de grande sucesso com mais de 170 premiações em concursos, sendo 80 prêmios de 1º lugar. A regência da Orquestra é de responsabilidade do Maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos, um dos idealizadores e criadores do grupo.

Além da Orquestra, o grupo conta também com apresentações de “Catira pés no chão” e o espetáculo “Atravessando Gerações” mostrando que a versatilidade é a referência do grupo no país, pela execução musical e corpo coreográfico. Com apoio do Proença Supermercados, a Facmol chega a Olímpia com uma linha popular que une o instrumental a uma mescla de produções atuais para alegria e diversão do público.

No Festival do Folclore de Olímpia, o grupo já é tradicional com suas participações nos últimos dias da festa, fechando com chave de ouro esse que é o maior festival de cultura popular brasileira.