04 JAN 2023
AGRICULTURA, COMÉRCIO E INDÚSTRIA
Serviço de Inspeção Municipal atesta qualidade de alimentos de origem animal produzidos por estabelecimentos de Olímpia
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria da Agricultura, Comércio e Indústria, realizou na manhã desta quarta-feira (04) no Gabinete Executivo, a entrega dos primeiros certificados do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIM/POA), para oito empresas e estabelecimentos registrados e regulamentados.

Com o objetivo de incentivar os produtores olimpienses e garantir a qualidade de produtos caseiros, o Serviço de Inspeção Municipal, instituído pela Lei Nº 4.578/21, tem como proposta a análise da fabricação dos produtos com base nas regras sanitárias, para a certificação da qualidade, por meio de um selo, que possibilita aos pequenos produtores a autorização para comercialização dos alimentos em estabelecimentos atacadistas, lojas de varejo, ou que venham a ser utilizados na manipulação, processamento ou preparação por bares, lanchonetes, açougues, restaurantes, supermercados e similares, ofertados ao consumidor final, como é o caso de carnes, leite, pescados, queijos, ovos, mel e demais produtos de origem animal.

A inspeção e fiscalização da produção e adequação sanitária dos produtos de origem animal vêm para garantir a qualidade dos produtos que são produzidos e comercializados no município, além de oferecer incentivo e apoio técnico para regularização de negócios informais. O serviço é acompanhado pela Vigilância Sanitária e pela Daemo, para que o produtor tenha a devida aprovação de acordo com as normas técnicas específicas e a legislação vigente.

Até o momento, Olímpia possui 316 produtos registrados e, nos próximos dias, deve regularizar outros 91 de mais 04 empresas que solicitaram a regulamentação do Serviço. Outras duas empresas da cidade, estão passando por adequações no sistema de fabricação para também serem regulamentadas. Com isso, ao todo, 14 empresas deram entrada ao SIM/POA e, com a certificação, os produtos inspecionados poderão ser comercializados em todo o território nacional.

Para o prefeito Fernando Cunha, que realizou a entrega dos certificados para as empresas, este é um momento importante para o município, produtores e consumidores. “Essa é uma medida que oferece garantias tanto para as empresas como para os consumidores. Isso porque o Sistema Municipal de Inspeção tem a intenção de ajudar os produtores, atestando a qualidade dos produtos, que podem ter sua comercialização ampliada, melhorando a renda. E os consumidores têm a certeza de que adquirirem um produto de qualidade. Enquanto gestor e incentivador do Serviço, fico satisfeito de ver os resultados positivos da inspeção em andamento. Além disso, à medida que a cidade cresce e recebe milhares de turistas, eles também podem levar para os seus municípios produtos artesanais e de origem animal que não encontram por lá. Com o selo, temos a garantia dos alimentos serem regulamentados e seguros para todos,” ressaltou o prefeito.

As empresas que já receberam o certificado são: Carnes e Cia, Proença Supermercado, Casa de Carnes do Maninho, Casa de Carnes do Teodoro, Açougue do Léo (Baguaçu), Iquegami Supermercados, Donaire Supermercados e Santa Rita Supermercados. A entrega foi acompanhada também pelo secretário da pasta, Rubens Antônio Gianotto, e servidores dos setores envolvidos no processo de regulamentação. Além dos certificados, são fornecidos adesivos do SIM aos estabelecimentos, com visibilidade aos consumidores.

Para mais informações sobre o SIM/POA, os interessados podem procurar a Secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, na Rua Durval Brito, 67 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo telefone (17) 3279-8909.