18 MAI 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Atividades lúdicas e orientativas marcam o início da Mobilização contra violência e abuso infantil em Olímpia

Com intuito de mobilizar e incentivar as denúncias contra a violência infantil, a secretaria de Assistência Social realiza a partir desta quinta-feira, 18 de maio, data em que se celebra o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, diversas atividades que marcam a mobilização da Campanha “Maio Laranja” em Olímpia.

O dia 18 de maio, que foi instituído por meio da Lei Federal nº 9.970/00 e criado devido ao Caso Araceli, no qual uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo em 1973, tem como objetivo mobilizar a sociedade e convocá-la para a luta contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

A mobilização realizada pela equipe do Social conta com programação nos CRAS I (Santa Ifigênia) CRAS II (São José), CRAS III (Jardim Luíza - CEUS), nos Centros de Múltiplo Uso de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, na Escola Dr. Antônio Augusto Reis Neves e nas entidades filantrópicas como, o Instituto Santa Filomena, Cidade Mirim, APAE e Cidade da Imaculada até o dia 02 de junho. Uma encenação teatral com os fantoches, Lilo e Lila, levarão aos participantes a proteção dos diretos humanos e um alerta importante contra a violência sexual.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, a mobilização visa estimular o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e reforçar os meios e canais para denunciar casos, através do Disque 100.

“De forma lúdica e explicativa, levaremos aos munícipes a importância de denunciar e acabar com esta prática abominável. Além da campanha, diariamente divulgamos canais de denúncias e ressaltamos que a família pode procurar o Social para obter ajuda. Principalmente a criança e o adolescente”, explica Cristina.