22 MAI 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Olímpia inicia cadastro de pessoas com deficiência oculta para uso de Cordão de Girassol nesta terça-feira (23)

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Assistência Social, iniciará nesta terça-feira (23), nos CRAS I (Santa Ifigênia), CRAS II (São José) e CRAS III (Jardim Luíza) e na sede da secretaria de Assistência Social, o cadastro para pessoas com deficiência oculta, interessadas em utilizar o Cordão de Girassol. Uma ferramenta internacional criada com o objetivo de identificar pessoas com doenças ou transtornos ocultos, ou deficiências que não são perceptíveis, como forma discreta de garantir o respeito e a inclusão.

O símbolo do girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências no município de Olímpia, foi instituto e assinado pelo Prefeito Fernando Cunha, através da Lei Municipal nº 4.807/2022, após aprovação na Câmara Municipal do Projeto Lei n.º 5.891/2022, de autoria do vereador Renato Barrera Sobrinho.

Ainda desconhecido por muitos, o uso do Cordão ou Colar de Girassol, além de um meio de identificação, é o símbolo que sinaliza a preferência de atendimento e suporte diferenciado a este público em todos os espaços da sociedade. Isto porque, as doenças ou transtornos ocultos são de maior dificuldade de reconhecimento à primeira vista, uma vez que a pessoa não apresenta deficiência física. Assim, o intuito é que ao identificar alguém com esse cordão, as pessoas sejam mais gentis, compreensivas e inclusivas.

A pessoa com deficiência oculta é aquela enquadrada com laudo médico para autismo, TDH (Transtorno de Déficit de Atenção), transtornos ligados à demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa, fobias extremas, bem como aquela que possui impedimento de longo prazo de natureza mental, intelectual ou sensorial, a qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

O cordão será entregue gratuitamente pelo município, após realização de cadastro e atualização do banco de dados. Para o cadastro, familiares dos portadores podem procurar os equipamentos assistenciais de Olímpia munidos com o Cartão Cidadão ou documento de identificação, comprovante de residência e laudo médico. É importante lembrar que o colar não constitui fator condicionante para o gozo de direitos assegurados à pessoa com deficiência oculta, que poderá optar ou não pelo uso.

Os estabelecimentos públicos e privados devem orientar seus funcionários e colaboradores quanto à identificação de pessoas com deficiências ocultas, a partir do uso do cordão de girassol, bem como priorizar o atendimento por meios de serviços individualizados que assegurem tratamento diferenciado e imediato.