Para profissionalizar ainda mais os trabalhadores olimpienses inscritos no Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA), a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, numa parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Olímpia, ofereceu de 08 a 25 de maio, uma capacitação gratuita de “Manipulação de Carnes e Embutidos”.
O curso, com foco no processamento e defumação de suínos e aves, abordando técnicas de fabricação e comercialização, foi direcionado a 15 profissionais para garantir a qualidade dos produtos caseiros preparados na cidade. A proposta visa também garantir a fabricação dos produtos com base nas regras sanitárias, para a certificação da qualidade, por meio de um selo, que possibilitará aos pequenos produtores a autorização para comercialização dos alimentos em estabelecimentos atacadistas, lojas de varejo, ou que venham a ser utilizados na manipulação, processamento ou preparação por bares, lanchonetes, açougues, restaurantes, supermercados e similares, ofertados ao consumidor final.
Nas aulas, os profissionais aprenderam sobre a produção de salame, salsichas, diversos tipos de linguiças, bacon e calabresa, iguarias oriundas do porco, técnicas de cozimento, métodos de defumação da carne suína e frango, além de orientações referentes às boas práticas de manipulação e armazenamento dos produtos, segurança e higienização.
Para o secretário de Agricultura, Comércio e Indústria, Rubens Antônio Gianotto, com a capacitação é possível agregar valor ao produto. “Em vez de oferecer unicamente a proteína in natura, o pequeno suinocultor ou comerciante de Olímpia, pode valorizar ainda mais sua atividade, ampliando as possibilidades com a fabricação de linguiça, salame, bacon, lombo, pernil, copa, entre outros embutidos e defumados,” reforçou o secretário.