01 SET 2023
SAÚDE
Saúde realiza palestras e ações para conscientizar a população sobre cuidados e prevenção ao escorpião

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, continua intensificando suas ações para conscientizar toda população sobre os perigos e cuidados com os escorpiões, principalmente os riscos para a saúde e acidentes. Uma mobilização especial integrou a Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpionismo/Escorpião de São Paulo, realizada nesta semana em todo o Estado.

De acordo com o balanço da secretaria, de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 190 atendimentos envolvendo escorpiões no município. No mesmo período do ano passado, foram registradas 210 ocorrências, o que representa uma redução de mais de 10% de um ano para o outro.

Além disso, os profissionais do setor de Controle de Endemias têm intensificado as visitas às residências para eliminar de vez o escorpião. Só este ano, mais de 230 pontos já receberam orientações dos agentes para evitar a proliferação dos aracnídeos e, em alguns casos, com a dedetização do local e solicitação ao morador ou proprietário da necessidade de limpeza do imóvel.

Na quarta-feira (30), uma capacitação foi desenvolvida junto aos agentes para que novas orientações sejam repassadas à população. Palestras também começaram a ser desenvolvidas junto às escolas municipais de ensino básico e escolas estaduais, explicando aos alunos como proceder caso encontrem o escorpião e a importância de um rápido atendimento em caso de incidente. Na quinta-feira (31), a EMEB Narizinho recebeu a palestra e a maquete da campanha, com orientação da equipe a todos os alunos.

Cartazes instrutivos, material de divulgação e tenda de orientação também fazem parte da estratégia da equipe de Controle de Vetores, montando em vários pontos da cidade durante todos os meses. Na manhã desta sexta (01), a Praça da Matriz, está sendo mais uma vez, o ponto escolhido da ação de conscientização para orientar e alertar toda população dos cuidados necessários na preservação da saúde de todos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024