23 ABR 2024
SAÚDE
Saúde abre as UBS até às 20h para imunização contra a Gripe e atualização da caderneta vacinal
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe continua em todo o país e, para ampliar a cobertura vacinal contra o vírus da Influenza, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, está adotando uma nova estratégia para facilitar o acesso da população.

Pensando nisso, nos próximos dias, haverá atendimento em horário estendido, até às 20 horas, nas Unidades de Saúde, exclusivamente para a vacinação, conforme cronograma definido pela Vigilância Epidemiológica.

A ação visa não só oferecer a prevenção aos grupos prioritários da campanha, como também fazer a atualização da caderneta vacinal da população em geral, com as vacinas previstas no calendário nacional.

Assim, nesta quarta-feira, dia 24 de abril, a equipe atenderá até às 20 horas, na UBSF Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo), na quinta, dia 25, será a vez da UBS Dr. Waldemar Lopes Ferraz (Tropical II), na sexta-feira, dia 26, o atendimento será na UBS Dr. Clodoaldo Marins Sarti (Jardim Santa Ifigênia).

Na próxima semana, dia 29 de abril (segunda-feira), a UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho (São José) ficará aberta até às 20h. Já na terça, dia 30, estarão atendendo a UBS Dr. Waldomiro Paiva Luz (Cohab I e II) e ESF Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho (Distrito de Ribeiro dos Santos) e, no dia 02 de maio (quinta), o cronograma finaliza com a ESF Dr. Gilberto Vicente Mora (distrito de Baguaçu).

A Campanha contra a Gripe continua até o dia 31 de maio e, segundo o Ministério da Saúde, podem se imunizar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, quilombolas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, salvamento e armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, comorbidades e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Ao todo, segundo balanço do setor responsável, Olímpia aplicou 5.017 doses da vacina, o que corresponde a 27,64% de cobertura vacinal. O público-alvo no município totaliza cerca de 22.500 pessoas. Em caso de dúvidas, os moradores podem procurar a UBS mais próxima.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024