25 SET 2023
CULTURA
Estação Cultural de Olímpia recebe nova exposição “Estações do Passado” com visitação gratuita
Após a estreia em São José do Rio Preto, o projeto fotográfico “Estações do Passado” segue para a Estância Turística de Olímpia, em exposição na ECO – Estação Cultural de Olímpia, entre os dias 25 de setembro e 10 de outubro.

A mostra reunirá 30 fotos inéditas do fotógrafo e fotojornalista Guilherme Baffi, com o objetivo de documentar o estado atual de conservação de parte das estações ferroviárias que integravam a Estrada de Ferro Araraquara (EFA), que esteve em atividade entre 1896 e 1971. Com entrada gratuita, a visitação está disponível no horário de funcionamento da ECO, de terça a domingo, das 15h às 21 horas.

O projeto é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas – ProAC ICMS, com o apoio da Tereos e patrocínio da Kodilar, Itamarati, Rede Sol Supermercados e So Química Laboratórios Ltda. Além de Rio Preto e Olímpia, outras cidades a receber a exposição serão Mirassol e Votuporanga.

Motor do desenvolvimento

Ao retratar as condições dos imóveis que abrigaram as estações, Baffi destaca a importância desses locais na história e cultura do interior do Estado de São Paulo, especialmente na região de São José do Rio Preto. Para realizar esse projeto, o fotógrafo percorreu 250 quilômetros e visitou 13 estações, incluindo São José do Rio Preto, Bálsamo, Catiguá, Catanduva, Cedral, Cosmorama, Jales, Mirassol, Uchoa, Votuporanga, Ecatu (distrito de Tanabi) e Engenheiro Balduíno (distrito de Monte Aprazível).

Construídas durante o século 20, essas estações foram símbolos de progresso para as cidades que as abrigaram. No entanto, atualmente, a maioria delas se encontra em estado de abandono, principalmente após a desativação do transporte ferroviário de passageiros no final do século 20.

Com “Estações do passado”, Baffi convida os visitantes a refletirem sobre a importância da preservação das estações ferroviárias da região, resgatando a memória de uma época em que as ferrovias impulsionaram o desenvolvimento das cidades que as abrigaram.

Para mais informações, visite o site oficial do projeto: www.estacoesdopassado.com.br

Atualmente, Baffi é fotojornalista do jornal Diário da Região e autor de diversos projetos culturais.

Estações do Passado
Local: Estação Cultural de Olímpia – Rua Coronel José Medeiros, 477