19 OUT 2023
SAÚDE
“Outubro Rosa” movimenta escolas, equipes de Saúde e equipamentos sociais para reforçar a prevenção ao câncer
Buscando ampliar a conscientização sobre os tipos de câncer que mais atingem as mulheres, a Estância Turística de Olímpia está promovendo diversas ações durante o mês conhecido como “Outubro Rosa”.

Assim, o tema tem sido trabalhado com diferentes públicos a fim de propagar a informação e reforçar os cuidados preventivos contra o câncer de mama e de colo de útero, alertar para os sinais e incentivar a procura por atendimento médico e o diagnóstico precoce para o tratamento.

Entre as atividades realizadas está mais uma edição do projeto “Talento Rosa”, uma iniciativa do Hospital de Amor em parceria com a secretaria de Educação que visa estimular crianças e adolescentes de forma lúdica a refletirem sobre o câncer de mama e suas formas de prevenção e a adoção de hábitos saudáveis de vida, assim como, conscientizar as mulheres de seu convívio sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Durante o projeto, as escolas municipais abordam a temática com os alunos em sala de aula e as crianças são incentivadas a elaborar uma produção artística, na modalidade “Desenho”. Nesta quinta, dia 19 de outubro, em que se comemora o Dia Mundial da Luta contra o Câncer de Mama, o “Talento Rosa” propõe ainda que as escolas promovam atividades educativas e exposições para apresentar o conteúdo trabalho e os resultados do projeto, envolvendo toda a comunidade e transformando as crianças em multiplicadoras do conhecimento para conscientizar as mulheres de seu convívio.

Além das escolas, o ‘Outubro Rosa’ é o assunto principal também das reuniões de socialização e fortalecimento de vínculos da secretaria de Assistência Social, em todos os equipamentos sociais, reforçando os cuidados e chamando a atenção dos moradores assistidos pelos programas sociais do município.

Já na Saúde, desde a última semana, as UBS estão atendendo em horário estendido até às 20 horas, conforme cronograma definido, realizando coleta de Papanicolau, que é o exame preventivo para identificação precoce de possíveis alterações que possam causar o câncer de colo de útero.

O público-alvo são mulheres de 25 a 64 anos de idade, principalmente aquelas que não realizam o exame há 3 anos. As moradoras interessadas podem procurar a UBS mais próxima para agendamento.
Ainda em referência à campanha, as UBS foram enfeitadas pelas equipes com decoração rosa temática e materiais informativos para intensificar a conscientização sobre o assunto.

Nessa quarta-feira, dia 18 de outubro, uma palestra com a ginecologista Dra. Aline Teixeira reuniu dezenas de mulheres e servidoras do município para chamar a atenção para o tema, os sinais e importância da prevenção.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024