22 NOV 2023
SAÚDE
Saúde moderniza equipamentos laboratoriais para melhorar a agilidade e qualidade de exames
Com o objetivo de melhorar cada vez mais os serviços de saúde oferecidos para a população, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, acaba de realizar mais um investimento em equipamentos.

Desta vez, são os novos aparelhos para exames hematológicos e de bioquímica, realizados no Laboratório Central, localizado no Postão, e também no Laboratório da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que foram modernizados.

Os novos equipamentos são locados de uma empresa privada, com melhor custo-benefício para o município, tendo em vista que é oferecida toda a manutenção preventiva e corretiva das máquinas, bem como o fornecimento dos insumos necessários para o bom funcionamento, garantindo resultados com maior confiabilidade e precisão.

Além disso, todo o processo é automático e interfaceado, que consiste em uma tecnologia que permite uma comunicação mais rápida entre a realização do exame e o laudo para consulta do médico, agilizando assim o diagnóstico e consequentemente ampliando o número de atendimentos.

Segundo levantamento do setor responsável, a estimativa mensal é de que o município realize aproximadamente 30 mil exames por mês, sendo 2.500 exames hematológicos e 21.100 exames de bioquímica, no laboratório central (Postão), e 2500 exames hematológicos e 3920 exames de bioquímica, na UPA. Os investimentos mensais são de cerca de R$ 40 mil reais em recursos próprios para realização dos exames.