21 DEZ 2023
Comitê da Dengue se reúne e define estratégias de prevenção à doença para 2024
Em busca de um cenário de cuidado e controle quando o assunto é dengue, o Comitê da Estância Turística de Olímpia que trabalha ativamente na prevenção da doença, se reuniu na manhã da última sexta-feira (15), no anfiteatro da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, para discutir as estratégias de controle da doença para o ano de 2024.

As diretrizes visam garantir a segurança da população com ações preventivas efetivas para que a doença não se transforme em epidemia.

O Comitê da Dengue, formado por membros da secretaria de Saúde, da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Combate de Endemias, Atenção Básica, Assistência Laboratorial, Hospitalar, Assistência Social, Zeladoria e Meio Ambiente, Secretaria da Educação, setores de Urgência e Emergência e por representantes do Conselho Municipal de Saúde, destacou as ações desenvolvidas em 2023, listando novas atividades previstas para 2024, como método de prevenção para que os casos sejam cada vez menores.

A grande preocupação de um plano de controle é que com o período de chuvas a expectativa de confirmações de caso podem aumentar e a população deve redobrar os cuidados diários, garantindo a prevenção. Para isso, o município segue com as visitas rotineiras a imóveis com busca ativa para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, evitando recipientes que possam acumular água.

Além das visitas preventivas, quando há notificação de caso suspeito, é realizado o bloqueio nos arredores da residência e, quando o caso é confirmado, é feita a nebulização costal. Orientações sobre os cuidados, sintomas e riscos também continuam conscientizando a população e recomendando a busca pelo atendimento médico, quando necessário.

Para 2024, o Comitê realizará uma grande força tarefa com ações conjuntas envolvendo os fiscais de postura do município, atuando em terrenos com mato alto, a Assistência Social com intervenções em casa de acumuladores e pessoas que recolhem recicláveis, além do trabalho dos profissionais da saúde na UPA e nas UBSs com o protocolo de atendimento das arboviroses e dos casos suspeitos.
Uma atuação contínua aos sábados também prevê que os agentes visitem casas que ficam fechadas ao longo da semana, garantindo a fiscalização em todos os imóveis de Olímpia.

O trabalho preventivo leva em consideração também o alerta do Ministério da Saúde de que, em 2024, seja possível um grande surto da doença, com epidemias em todo o país. Por isso, as orientações serão intensificadas também através das rádios e redes oficias, reforçando a importância de a população receber o agente de endemias, abrir as casas, adotar os devidos cuidados e receber as pulverizações no interior das casas e nos quintais. Ações de limpeza, como mutirões nos bairros serão realizados com maior frequência.

Segundo balanço da Vigilância Epidemiológica, em 2023, até agora, o município registra, 2.331 notificações da doença, sendo 345 casos confirmados, 1.914 descartados e 72 aguardando resultado.

SORO PARA PICADA DE ESCORPIÃO
Outro alerta importante que a Saúde de Olímpia faz neste período de calor intenso e chuvas, é sobre acidentes com escorpiões, que encontram, neste clima, condições favoráveis para proliferação. Desta forma, o setor ressalta que, em caso de intercorrências com picadas, o morador deve procurar a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que é o local adequado para buscar atendimento. A UPA de Olímpia é a única unidade de referência para este tipo de ocorrência e o único ponto estratégico que disponibiliza o soro antiescorpiônico em Olímpia, que é aplicado para os casos com indicação médica.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024