23 JAN 2024
SAÚDE
Olímpia assina adesão à Tabela SUS Paulista para ampliar recursos estaduais no custeio de atendimentos da Santa Casa
O custeio do atendimento de saúde pública na Santa Casa de Misericórdia da Estância Turística de Olímpia acaba de conquistar um novo reforço. O município assinou, na manhã desta terça-feira (23), a adesão à Tabela SUS Paulista, um novo programa do Governo Estadual que irá ampliar em até 5 vezes os recursos para hospitais filantrópicos de todo o Estado.

A proposta visa reparar a defasagem, de anos, de valores da tabela nacional do SUS e, assim, contribuir com a sustentabilidade financeira das unidades, fomentando mais qualidade nos serviços e o aumento no número de pacientes atendidos, reduzindo as filas e beneficiando a população.

A adesão de Olímpia foi anunciada em um ato realizado no auditório da Santa Casa, com a presença do prefeito Fernando Cunha, do provedor do hospital, Luiz Alberto Zaccarelli, do secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, do vice-prefeito e diretor técnico da Santa Casa, Dr. Fábio Martinez. O vereador Hélio Lisse, o suplente Lúcio Cláudio Pereira (Amaral), representantes da Saúde e imprensa local também marcaram presença.

O provedor do hospital destacou diversas melhorias, serviços e novos investimentos que foram conquistados nos últimos anos e falou sobre a expectativa para este novo repasse. “Fizemos muitas obras nesses seis anos que estamos à frente da Santa Casa, com o apoio do prefeito Fernando Cunha, e agora com a Tabela SUS Paulista, vamos ganhar um fôlego bastante razoável para o nosso custeio. O critério para o recebimento será a produtividade do hospital, no período de novembro de 2022 a dezembro de 2023 e, pelos nossos cálculos, temos a estimativa de receber em torno de 400 mil a mais por mês. Este recurso será destinado ao município pelo Estado e repassado para a Santa Casa pela Prefeitura, o que nos ajudará a amenizar o investimento de recursos próprios na folha de pagamento de médicos, aquisição de insumos, despesas gerais do hospital”, declarou Zaccarelli.

O prefeito Fernando Cunha também explicou mais detalhes sobre o gerenciamento dos recursos do hospital e destacou a importância deste novo programa elaborado pelo secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva, e acatado pelo Governador Tarcísio, que irá melhorar a saúde pública.

“Para vocês terem uma ideia, nós investimos R$ 1,5 milhão na infraestrutura da Hemodiálise, mas ela custa R$ 2,5 milhões por ano, então o custeio é a maior dificuldade das instituições porque é um desafio permanente. Agora, estamos celebrando hoje a adesão de Olímpia ao chamado SUS Paulista, que é mais uma fonte de renda para as despesas permanentes. Considero este ato de extrema importância, um ato que ficará na história do SUS e que fará uma transfusão nas finanças dos hospitais filantrópicos, injetando recursos e remunerando melhor os hospitais para poder atender mais pessoas. Deixo aqui meu reconhecimento e parabenizo o Dr. Eleuses e o Governador por este feito que irá suprir uma deficiência permanente nos serviços que prestamos à população”, ressaltou o prefeito.

Com a ampliação dos recursos por meio da Tabela SUS Paulista, a expectativa é que a Santa Casa possa ampliar os serviços oferecidos e também a quantidade de atendimentos, aprimorando a saúde pública de Olímpia. A previsão é de que o repasse seja efetivado pelo Estado a partir de março, retroativo a janeiro deste ano.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024