A secretaria de Educação da Estância Turística de Olímpia deu início, nas últimas semanas, a novos programas de melhoria da alfabetização dos alunos da rede municipal. Para isso, os professores passaram por formação do Programa Alfabetiza Juntos - São Paulo e LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil, duas ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
As iniciativas visam garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de amenizar as defasagens de aprendizagens causadas pela pandemia.
No dia 26 de abril (sexta-feira), foi realizado no auditório da secretaria, o primeiro encontro presencial do Programa Alfabetiza Juntos – SP, com professores coordenadores do Ensino Fundamental da rede municipal de Olímpia, sob a orientação da Supervisora de Ensino, Luciana Ferreira De Julle.
O programa Alfabetiza Juntos, lançado pelo Governo de São Paulo, pretende unir os municípios e as diretorias de ensino da rede estadual com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os sete anos de idade.
Na reunião, os professores coordenadores se debruçaram nos protocolos de escrita, analisaram como as crianças pensam a escrita e discutiram boas situações de aprendizagens para que as crianças avancem, promovendo o aprimoramento das práticas pedagógicas e o compartilhamento de conhecimentos para o desenvolvimento da alfabetização em Olímpia.
No dia 29 de abril, foi realizado o encontro do LEEI, que tem como público-alvo professores e professores coordenadores da modalidade Pré-Escola dos municípios de Olímpia e Severínia.
As orientações ocorreram nos períodos da manhã e da tarde com as formadoras municipais do programa, Luciana R. Diniz Spagnol e Cláudia Regina Fossalussa Lisse.
O objetivo é garantir às crianças de até os 5 anos o direito ao acesso à leitura e escrita e tornar os professores em especialistas na tarefa de educar.
As reuniões contaram com a abertura da secretária municipal de Educação, Maria Claudia Vanti Luizon Padilha, que explanou sobre o intuito das ações e solicitou empenho de todos para que o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada cumpra seu objetivo.