A Estância Turística de Olímpia está entre os municípios escolhidos para receber os cursos gratuitos do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 1º de junho pelo site do programa,
https://www.cultsppro.org.br/.
Em Olímpia, serão ofertados dois cursos presenciais e três online, voltados à qualificação de profissionais da cultura e ao fortalecimento das tradições locais. Entre os presenciais, está o curso “Fundamentos da Mediação Cultural e Educação em Museus”, que será aos sábados, das 10h às 12h, com início no dia 12 de julho e término em 30 de agosto, na ECO - Estação Cultural de Olímpia, localizada na Rua Coronel José Medeiros, 477. A formação, com carga horária de 16 horas, busca discutir estratégias de democratização do acesso à cultura, o papel dos museus como espaços educativos e o contexto museológico de Olímpia.
Outro destaque é o curso “Trançado Estrela: Primeiros Passos no Trançado Patrimônio de Olímpia”. As aulas serão ministradas às terças e quintas, das 18h às 21h, entre os dias 24 de junho e 17 de julho, também na ECO. Com 20 horas de duração, o curso valoriza o saber tradicional do trançado com palha de milho, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do município.
Já entre as formações online, abertas a participantes de qualquer região, está o curso “Gestão de Acervos Museológicos: Políticas e Procedimentos”, com início em 16 de julho e término em 17 de setembro. As aulas serão oferecidas às quartas-feiras, das 14h às 18h, com 40 horas de carga horária. Também está disponível o curso “Introdução a Plataformas Digitais de Acervo Tainacan”, que será realizado às quintas-feiras, das 9h às 13h, entre os dias 10 e 31 de julho, com 16 horas de duração. Outra oportunidade é o curso “Gastronomia Responsável: Boas Práticas e Sustentabilidade”, com aulas nos dias 24 de junho a 3 de julho, às terças e quintas, das 13h às 17h. Todos os cursos online terão encontros via Google Meet, por meio da plataforma CULTSP PRO.
Para a secretária de Cultura e Defesa do Folclore, Priscila Foresti, a chegada dos cursos a Olímpia representa um avanço importante: “Essa iniciativa vai ao encontro do que temos buscado nesta gestão: incentivar nossa cultura e capacitar as pessoas. O mercado cultural também gera renda, e Olímpia tem muitos talentos que precisam ser lapidados para aproveitar essas oportunidades.”