Com as temperaturas em queda e o clima seco típico desta época do ano, aumentam os casos de doenças respiratórias e, com eles, o risco de complicações causadas pelo vírus da gripe. Pensando nisso, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia reforça a importância da vacinação contra a Influenza, que está disponível para toda a população acima de seis meses de idade.
A campanha começou no dia 3 de abril com foco nos grupos prioritários e, desde o dia 21, foi ampliada para todos os públicos. De acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento, cerca de 9 mil pessoas foram imunizadas no município.
A cobertura entre o público mais vulnerável ainda está abaixo do ideal: apenas 5690 pessoas desse grupo receberam a dose da vacina, o que corresponde a 38,74% da cobertura vacinal. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do público prioritário.
Em Olímpia, o público-alvo corresponde a aproximadamente 15 mil pessoas. A campanha tem como grupo prioritário crianças, idosos e gestantes, pois é esse o público que apresenta maior vulnerabilidade a complicações graves relacionadas a doenças respiratórias.
O imunizante protege contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B. O objetivo da vacinação é alcançar o maior número possível de pessoas, protegendo a população contra o vírus da gripe e contribuindo para a redução de complicações, internações e óbitos decorrentes da doença.
A vacinação segue de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, em todas as Unidades de Saúde da cidade e dos distritos. Além da Campanha contra a Gripe, também está sendo realizada a atualização da caderneta vacinal para a população em geral, incentivando a imunização contra diversas doenças que fazem parte do calendário nacional. Basta procurar a UBS mais próxima da residência.
Segundo o Ministério da Saúde, a proteção conferida pela vacina dura cerca de um ano, dependendo da resposta imunológica de cada indivíduo. Por esse motivo, o Estado reforça a importância da vacinação anual, uma vez que o vírus sofre mutações frequentes e a vacina é atualizada para acompanhar essas variações.