A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia deu início, na última quinta-feira (25), ao processo de diagnóstico e caracterização dos resíduos sólidos urbanos. A ação, feita pela Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vai ajudar na atualização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
O PMGIRS é um documento obrigatório previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). Ele reúne diretrizes, metas e ações voltadas para o manejo adequado dos resíduos, levando em conta aspectos ambientais, econômicos, sociais e culturais. Além de nortear decisões sobre coleta seletiva, reciclagem e destinação final correta, o plano também é requisito para que os municípios tenham acesso a recursos federais.
Na prática, o documento apresenta um diagnóstico da atual situação dos resíduos no município, estabelece metas para os próximos 10 anos e define as responsabilidades de diferentes atores na gestão, como poder publico e população. Entre seus principais objetivos, estão a melhoria da gestão dos resíduos sólidos, a preservação ambiental, a promoção da saúde pública e o incentivo à participação social.