A Secretaria Municipal de Educação de Olímpia promoveu, na última quinta-feira (30), a formação em Seletividade Alimentar na Educação Especial com o objetivo de aprimorar o trabalho de acolhimento e inclusão nas escolas municipais.
O encontro, realizado na sede da secretaria, teve foco nos impactos da seletividade de alimentos para o aprendizado de crianças com condições especiais do neurodesenvolvimento (como o Transtorno do Espectro Autista – TEA).
A capacitação foi ministrada pela nutricionista pediátrica Natália Jurado Mandarino, que orientou estratégias lúdicas e pedagógicas para tornar o momento da alimentação mais acolhedor na escola, especialmente para crianças com condutas alimentares seletivas.
Ao todo, a formação reuniu 62 profissionais da rede educacional como professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), do Atendimento a Transtornos Específicos da Aprendizagem (TA), professores coordenadores, diretores, psicólogos e nutricionistas.
Durante a formação, os participantes aprenderam sobre as diferentes causas da seletividade alimentar, que podem estar relacionadas a diversos fatores sensoriais. Segundo a nutricionista, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tendem a apresentar maior sensibilidade a cheiros, sabores e texturas, o que dificulta a aceitação de determinados alimentos.
De acordo com Natália, lidar com as necessidades dos alunos com TEA demanda paciência, criatividade e cuidado no ensino para além da sala de aula. “A parceria entre escola e família é essencial para transformar as refeições em momentos de aprendizado e desenvolvimento para toda a vida”, ela destaca.
Para as coordenadoras técnicas pedagógicas da Educação Especial Inclusiva de Olímpia, Marcela Rúbia Nespolo Aniceto e Danila Rodrigues Oliveira Vicentini, a alimentação saudável é importante para o processo de aprendizagem.
“Uma alimentação equilibrada está diretamente ligada ao desempenho escolar. Evitar pressões durante as refeições e tornar a hora de comer um momento prazeroso contribui para o desenvolvimento pleno das crianças”, afirmam.
As escolas municipais de Olímpia seguem as Diretrizes do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e buscam criar um ambiente positivo durante as refeições. Entre as práticas adotadas, destacam as coordenadoras, está a introdução gradual de novos alimentos para ampliar o repertório alimentar das crianças.
A formação em seletividade alimentar integra uma série de iniciativas da administração municipal que visam a capacitação contínua de educadores e em garantir a inclusão plena em todos os espaços escolares; inclusive à mesa.









