Reconhecida como a Capital Nacional do Folclore, Olímpia reafirma seu compromisso com o empreendedorismo criativo e a valorização da cultura popular ao apoiar o Programa Empreendedor Artesão, lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, nesta semana, na capital.
Há décadas, o município difunde o folclore brasileiro e reconhece no artesanato um elo entre tradição e inovação. Por isso, Olímpia celebra o lançamento do programa que visa fortalecer o artesanato paulista como atividade econômica estratégica para o desenvolvimento regional. A proposta tem a missão de gerar emprego e renda e, assim, tornar São Paulo uma referência em empreendedorismo, eficiência e valorização de talentos locais.
Em Olímpia, a ação se soma aos esforços municipais do programa Olímpia+ Empreendedora e com a Casa do Empreendedor, que oferece qualificação, apoio técnico e oportunidades para micro e pequenos empreendedores. Artesãos olimpienses são igualmente incentivados à criação de negócios locais em ação conjunta das secretarias de Cultura e Inovação.
A iniciativa do governo estadual reúne ações que vão desde a qualificação profissional até aos incentivos fiscais e financeiros. O programa é estruturado em quatro pilares essenciais:
Qualificação empreendedora: suporte em gestão, marketing, vendas e uso de ferramentas digitais, bem como em técnicas diferentes de artesanato.
Formalização: emissão da Carteira do Artesão em nível estadual e nacional e orientação para registro de negócios.
Acesso ao crédito: linhas de financiamento com condições facilitadas via o Banco do Povo Paulista e pelo programa Desenvolve SP.
Incentivo à comercialização: apoio aos municípios e grupos de artesãos para implantação de espaços de venda de produtos artesanais.
O artesanato, expressão genuína da cultura brasileira, reflete a diversidade e a sensibilidade do povo por meio da arte manual. Por aqui, essa tradição ganha ainda mais significado por se conectar diretamente com o folclore e com a produção artística que representa a alma da cidade.
A Estância Turística de Olímpia foi representada no lançamento pela secretária de Cultura e Defesa do Folclore, Priscila Foresti, que esteve ao lado dos secretários estaduais, Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico) e Marília Marton (Cultura, Indústria e Economia Criativas). Com esta parceria entre o município e o Estado, Olímpia reforça seu papel como Capital do Folclore, onde o artesanato segue sendo não apenas uma expressão artística, mas uma ferramenta de empoderamento econômico e fortalecimento comunitário.