Na última quarta-feira, 12 de novembro, a Educação da Estância Turística de Olímpia passou a fazer parte de um dos principais espaços de referência do país dedicado às práticas de Educação Integral em Tempo Integral. O projeto “Intercâmbio cultural entre escolas de educação em tempo integral como fator de valorização de práticas pedagógicas e de identidade” agora integra a plataforma “Educação Integral – Experiências Inspiradoras”, iniciativa recém-lançada que reúne 739 experiências de escolas públicas e redes de ensino de todo o Brasil.
O reconhecimento nacional reforça o compromisso da rede municipal com uma educação que ultrapassa os limites do tempo estendido em sala de aula e aposta no desenvolvimento integral dos estudantes, valorizando cultura, identidade e protagonismo.
O anúncio da plataforma oficial ocorreu no dia 12 de novembro, durante apresentação do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do grupo TEIA – Territórios, Educação Integral e Cidadania. A nova plataforma disponibiliza um amplo acervo de práticas pedagógicas, vídeos, imagens e dados que ilustram como a Educação Integral tem sido construída, com equidade e qualidade, em diferentes regiões do país.
Produzida a partir do Edital Nacional de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral, lançado em abril, ela dá visibilidade a iniciativas que demonstram inovação, gestão eficiente e integração entre escola, território e comunidade.
Projeto de Olímpia: cultura, identidade e pertencimento
Desenvolvido desde 2022 no Período Complementar das escolas municipais de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o projeto de Olímpia nasceu do desejo de fortalecer a parte diversificada da Educação Integral, dando protagonismo às manifestações culturais trabalhadas nas escolas e conectando saberes locais à rotina pedagógica.
Quatro escolas municipais participam da iniciativa, que promove visitas entre unidades com apresentações musicais, danças, dramatizações, declamações de poemas, brincadeiras, exposições de artesanato e atividades sobre história e cultura afro-brasileira e folclore. A proposta também inclui formação continuada de professores e momentos de análise e reflexão sobre cada ação realizada.
O Intercâmbio Cultural é idealizado pela coordenação do Período Complementar da Secretaria Municipal de Educação, articulado pela coordenadora técnico-pedagógica do segmento, Naellen Zacharias, com as equipes escolares, nutrição e transporte escolar.
Reconhecimento que reforça identidade e fortalece práticas pedagógicas
Desde o início, os resultados observados apontam para o fortalecimento do senso de pertencimento da comunidade escolar, a valorização das práticas pedagógicas da Educação Integral e a identificação da cultura e do folclore olimpiense como parte fundamental da identidade local.
Em julho, o projeto já havia recebido destaque ao ser selecionado pelo MEC para compor o Mapa de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, ao lado de iniciativas de 714 municípios e 25 estados.
Agora, ao integrar oficialmente a plataforma nacional, a experiência de Olímpia ganha ainda mais visibilidade e se consolida como referência no movimento de conectar escola, território e comunidade.
Acesso à experiência
A descrição completa do projeto está disponível na plataforma nacional de experiências inspiradoras:
https://experienciaseduintegral.com.br/mapeamento/o-intercambio-cultural-entre-escolas-de-educacao-em-tempo-integral-como-fator-de-valorizacao-de-praticas-pedagogicas-e-de-identidade/









