O início das aulas do ano letivo, realizado nesta segunda, dia 09, foi marcado pelo retorno de mais de 5.500 alunos às escolas municipais da Estância Turística de Olímpia e, para uma delas, a data foi ainda mais especial.
Isso porque, a EMEB Jardim Hélio Cazarini comemorou a entrega da reforma e ampliação da escola. Mais do que uma cerimônia institucional, o evento foi pensado para acolher e envolver os principais protagonistas da escola: as crianças. Cerca de 300 alunos do ensino fundamental participaram ativamente do evento, vivenciando um momento pensado especialmente para elas, unindo acolhimento aos novos estudantes e afeto por quem construiu a história do ensino olimpiense.
O evento foi marcado pela assinatura do Decreto nº 9.897, que oficializou a ratificação da denominação, a reinauguração e o registro histórico da EMEB, em homenagem a Hélio Cazarini, cidadão visionário reconhecido por seu legado de dedicação à comunidade.
Durante a cerimônia, o Prefeito Geninho Zuliani assinou o decreto municipal e inaugurou oficialmente a ampliação da escola, realizando o corte simbólico da fita inaugural. O momento marca o compromisso do município com a valorização da educação pública e com o investimento em escolas mais modernas e seguras para as crianças olimpienses. “Este espaço renovado representa respeito às nossas crianças, mas também ao reconhecimento do trabalho diário dos servidores da educação, que fazem a escola acontecer todos os dias, com dedicação e amor”, disse o prefeito.
A Prefeitura de Olímpia investiu mais de R$ 2 milhões na revitalização da unidade escolar com sete novas salas de aula, ampliação dos sanitários e da área de serviço, instalação de coberturas em policarbonato, implantação de uma quadra multiesportiva, melhorias no paisagismo, pintura e manutenção das salas existentes, além de adequações estruturais voltadas à segurança e acessibilidade. A obra contemplou ainda a construção de um reservatório metálico de 30 mil litros, além de sistemas completos de prevenção e combate a incêndios, melhorias na captação e destinação das águas pluviais e a separação com gradil metálico entre a EMEB Jardim Hélio Cazarini e a Escola Estadual Professora Alzira Tonelli Zaccarelli, que, por anos, compartilharam o mesmo espaço físico.
O evento contou com a presença de autoridades como o prefeito Geninho Zuliani, o presidente da Câmara Municipal, Flávio Olmos, a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, a assessora executiva Profª. Dona Eliana Bertoncello, e a diretora da escola, Mirella M. Martines Benetti, além de vereadores, secretários municipais, professores e servidores da escola, equipe gestora da Secretaria de Educação, família do patrono homenageado e comunidade escolar. Uma benção do Padre Fernando e do Pastor Cláudio também marcaram a cerimônia.
LEGADO HISTÓRICO
A cerimônia de inauguração da EMEB simbolizou a responsabilidade da gestão municipal com o futuro e, também, com a preservação da memória de Olímpia. O evento foi marcado por momentos de nostalgia, com homenagens a antigas diretoras e a familiares de Hélio Cazarini, e pelo protagonismo das crianças.
Para a diretora, ver a escola renovada, cheia de vida e com crianças felizes ocupando cada espaço, é a concretização de um sonho construído a muitas mãos. “Que este novo capítulo seja vivido com afeto e esperança, e que a EMEB Jardim Hélio Cazarini siga honrando sua história”, afirmou Mirela.
Os alunos participaram ativamente do evento, reforçando o sentimento de pertencimento à comunidade escolar. Durante a cerimônia, o Coral Vozes do Cazarini encantou os pais e autoridades presentes com uma apresentação que celebrou a união e o talento dos alunos da escola. Além disso, os estudantes Lizzie Manuelly Monteiro Mota e Miguel Luca Paiva de Jesus, representantes do Grêmio Estudantil, foram um dos destaques ao realizarem uma homenagem ao prefeito e sobre as conquistas da escola.
Personagens infantis garantiram a diversão dos alunos, ao lado de uma recepção festiva com pipoca, cachorro-quente e algodão-doce, transformando o primeiro dia de aula em uma experiência inesquecível.
A reinauguração da EMEB Jardim Hélio Cazarini simboliza mais do que a entrega de uma escola revitalizada: reforça a responsabilidade da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia com a educação pública de qualidade, com a valorização da história do município e com o cuidado dedicado às novas gerações, reafirmando a escola como um espaço permanente de aprendizagem.
Ao abrir as portas para um novo ano letivo em um ambiente mais seguro e acolhedor, o município fortalece a esperança no futuro construído a partir da educação. Com respeito ao passado, investimento no presente e olhar atento às crianças, a EMEB Jardim Hélio Cazarini inicia um novo ciclo, firme em seu papel na construção de uma cidade cada vez mais preparada para os desafios do amanhã.